Governo de São Paulo sanciona dia da Consciência Negra como feriado estadual
Aventuras Na História
O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), oficializou o dia 20 de novembro, conhecido pela celebração da Consciência Negra, como feriado em todas as cidades que constituem o estado. O projeto, que fez com que essa medida fosse concretizada, foi apresentado por Teonilio Barba, deputado pelo PT.
Neste ano, São Paulo começa a seguir o exemplo dos estados do Alagoas, Amazonas, Amapá e Rio de Janeiro ao reconhecer a data em âmbito estadual. Antes do dia se tornar um marco em todo o estado, ele era determinado municipalmente, e dependia da aprovação de uma legislação específica pelos vereadores das cidades.
Além disso, um projeto semelhante ao que foi aprovado pelo governador de São Paulo passou pelo Senado e espera votação na Câmara dos Deputados para tornar o dia 20 de novembro um feriado nacional. A data, segundo repercutiu o portal de notícias do UOL, foi escolhido por ativistas negros para marcar a morte do líder do Quilombo dos Palmares, o Zumbi.
O projeto
Na justificativa do projeto aprovado pelo governo de São Paulo, o deputado Teonilio Barba destacou que o dia da Consciência Negra já estava incluso nos calendários escolares desde 2003. Naquele ano, as instituições de ensino colocaram também em seus currículos o ensino da história e cultura afro-brasileiras.