Governo Lula: Margareth Menezes é cotada para o Ministério da Cultura
Aventuras Na História
A cantora baiana Margareth Menezes, 60, é cotada para assumir o Ministério da Cultura no próximo governo Lula (PT), de acordo com informações do blog Andreia Sadi, do portal G1. Janja, mulher de Lula, é uma das principais defensoras do nome da cantora para a pasta.
Além de Margareth, foram cogitados os nomes dos atores Lázaro Ramos e Marieta Severo e do rapper Emicida. Além disso, a artista deve participar do show da posse do presidente eleito, ao lado de outras referências como Paulinho da Viola, o pastor Kleber Lucas e Leonardo Gonçalves.
A opção por um artista para comandar o Ministério da Cultura se assemelha à escolha usada por Lula no primeiro mandato, quando ele optou pelo cantor Gilberto Gil para comandar os trabalhos do setor.
Sobre a cantora
Responsável, ao lado de Djalma Oliveira, pelo lançamento do hit "Faraó – Divindade do Egito" –, Margareth Menezes tem mais de 10 álbuns lançados, várias indicações ao Grammy e fez mais de 20 turnês internacionais.
Em 2004, foi chamada de “Aretha Franklin brasileira” pelo jornal inglês Los Angeles Times. No entanto, a cantora declarou em entrevista ao portal Universa da UOL que prefere reverenciar as artistas que fizeram com que ela “entendesse” seu lugar no mundo, como Ângela Maria, Clara Nunes e Zezé Motta.
Margareth Menezes também fundou a Associação Fábrica Cultural, de combate ao trabalho infantil, exploração sexual e outras violações de direito.