Helena Bonham Carter defende autora de 'Harry Potter': 'Direito de opinião'
Aventuras Na História
Durante uma entrevista recente para o The Times, a atriz Helena Bonham Carter disse ser contra a cultura do cancelamento. A britânica interpretou Bellatrix Lestrange na franquia de filmes ‘Harry Potter’, personagem inspirada na obra de mesmo nome da autora JK Rowling. A atriz ainda disse que a autora vem sendo perseguida.
Foi levado ao extremo, o julgamento das pessoas. Ela tem o direito de ter a opinião dela, especialmente se ela sofreu abuso. Todo mundo carrega a própria história de trauma e forma a própria opinião a partir desse trauma e devemos respeitar de onde as pessoas vêm e a dor delas. Não é preciso que todos concordem em tudo. Isso seria insano e tedioso. Ela não diz o que diz de uma forma agressiva. Ela só fala a partir da própria experiência", disse Carter.
A confusão com Rowling teve início em 2020, quando a autora criticou o título de uma reportagem que usou o termo “pessoas que menstruam” ao invés de “mulheres”. Porém, a pauta buscava incluir homens transexuais, que também menstruam.
Depois disso, a autora proferiu uma série de falas consideradas transfóbicas. A visão negativa que JK criou de si fez com que outros membros do elenco de ‘Harry Potter’ se pronunciassem contra suas opiniões, como o protagonista da saga, Daniel Radcliffe.
Impactos da vida pessoal
Helena Carter disse também que é contrária à ideia de que a vida pessoal deva impactar a carreira de um artista, segundo a Folha de S. Paulo.
"Devemos banir um gênio por suas práticas sexuais? Há milhões de pessoas que, se olhássemos de perto o suficiente para suas vidas pessoais, seriam desqualificadas. Não podemos banir pessoas. Odeio a cultura do cancelamento. Ela se tornou histérica. Há uma caça às bruxas e falta de compreensão”, comentou a atriz.
Ela também usou de exemplo a disputa judicial entre Johnny Depp e Amber Heard. Helena e Depp trabalharam juntos em diversos filmes. Quando perguntada se haveria a possibilidade de redenção para grandes estrelas de Hollywood envolvidas em escândalos, ela disse que não para casos como de Kevin Spacey, acusado de abuso sexual, mas sim para casos como de Depp.