Herdeiros de Jorge Amado interrompem leilão de suposto poema
Aventuras Na História
Segundo informações d'O Globo, o leilão de um suposto poema de Jorge Amado programado para acontecer na tarde desta sexta, 11, foi cancelado de última hora, depois que a Fundação Casa de Jorge Amado alegou "não atestar sua autenticidade e ineditismo".
O evento foi organizado pela instituição uruguaia Casa Zorrilla, de Montevidéu, em parceria com a argentina Hilario, de Buenos Aires. A Fundação entrou em contato com os responsáveis através de seus representantes legais.
Poema inédito?
Intitulado "ABC de Sebastopol", o catálogo do leilão apresentava o suposto poema como uma obra inédita, datilografada e assinada por Jorge Amado em 22 de julho de 1942. No documento, os organizadores afimam: "Diante de nossas consultas, não conseguimos encontrar uma edição do presente, que entendemos ainda permanecer inédito, conforme afirmou a própria Fundação Casa de Jorge Amado".
A Fundação divulgou nota em oposição ao conteúdo apresentado no catálogo, afirmando que "nunca conversou com representantes das casas Zorilla e Hilario, organizadoras do leilão".
Não temos conhecimento do poema e não atestamos sua autenticidade e ineditismo" conclui a instituição.
O Globo, que no último dia 7 tinha divulgado a realização do leilão, foi procurado por uma pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina, que desmentiu as alegações de ineditismo. Segundo ela, os arquivos da UFSC guardam a cópia do sumário de um livro no qual consta o poema “ABC de Sebastopol”.