Holanda elege mulher trans para representar o país no Miss Universo
Aventuras Na História
Rikkie Valerie Kollé, mulher trans de 22 anos, foi eleita Miss Holanda, no último sábado, 8. Rikkie é a primeira mulher trans a ser eleita no país e o representará na próxima edição do Miss Universo, conforme repercutido pelo portal do G1.
A cerimônia aconteceu em Leusden, município da Holanda, no AFAS Theatre, onde Kollé recebeu a coroa de sua antecessora, Ona Moody. Em um post em seu perfil do Instagram, Kollé comemorou a vitória.
Eu consegui! Sim, sou trans e quero compartilhar minha história, mas também sou Rikkie e é isso que importa para mim.", disse a Miss.
A holandesa representará seu país no Miss Universo, um dos concursos de beleza mais famosos do mundo, em sua próxima edição em El Salvador. Criado em 1952, a competição é organizada anualmente pela Miss Universe Organization.
Pioneiras
Procurando se adaptar às transformações sociais e se tornar mais inclusiva, a competição passou a aceitar candidatas trans a partir de 2012. Sua primeira competidora transexual foi a espanhola, Angela Ponce, em 2018.