Home
Notícias
Homem confunde vaga para autistas com símbolo LGBTQIA+ e faz ataques homofóbicos
Notícias

Homem confunde vaga para autistas com símbolo LGBTQIA+ e faz ataques homofóbicos

publisherLogo
Aventuras Na História
24/03/2023 21h51
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15480007/original/open-uri20230324-18-192z4y9?1679696028
©Reprodução/Vídeo
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira, 24, viralizou nas redes sociais um vídeo, gravado no estacionamento de um shopping da região central de Palmas, Tocantins, de um homem fazendo comentários homofóbicos ao confundir as vagas destinadas a pessoas neurodiversas, como autistas e disléxicos, com a comunidade LGBTQIA+.

Segundo informações do portal G1, o autor da gravação faz diversas reclamações acerca da vaga, considerando ser para o público LGBTQIA+, enquanto mostra o símbolo de uma fita formada por peças de quebra-cabeça coloridas, representando a inclusão e a diversidade:

Olha, Palmas Shopping, ao vivo, já tem a vaga para pessoas neurodiversas, quer dizer, pode ser gay, lésbica, sapatão, a desgraça que tiver aqui em Palmas. Já está aqui em Palmas, viu? Isso aqui é PT", disse o homem.

Gente????? pic.twitter.com/OyUjqzhLp4

— chayla (@chaylafelix) March 24, 2023

Reações 

Conforme noticiado pelo jornal O Globo, Rosa Helena Ambrósio, superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Tocantins, comentou a respeito do vídeo, em entrevista para uma emissora local:

Eu não poderia deixar de vir aqui falar sobre aquele vídeo feito na vaga destinada à pessoa com deficiência, que é o autismo, aos neurodivergentes, que é o TDH. É um total desconhecimento, a gente percebe com isso que muitas pessoas não sabem sobre autismo, que existe muita desinformação. Aquela pessoa totalmente preconceituosa tentou acertar em um e pegou em outro".

Já nas redes sociais, muitas pessoas repudiaram as falas do homem. Além disso, a administração do shopping em que ocorreu o caso, publicou em suas plataformas oficiais um informativo sobre a neurodiversidade, reiterando que as pessoas que possuem essas condições "são, acima de tudo, parte da diversidade humana". 

 

Lei

Em vigor desde 2012, a Lei 12.764 prevê que as políticas públicas contemplem a dignidade, liberdade e garantia de direitos dos indivíduos que possuem algum comprometimento cognitivo.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também