Home
Notícias
Iceberg do tamanho da cidade de São Paulo se desprende na Antártica
Notícias

Iceberg do tamanho da cidade de São Paulo se desprende na Antártica

publisherLogo
Aventuras Na História
25/01/2023 16h10
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15395068/original/open-uri20230125-18-d3cg1q?1674664149
©Reprodução / Vídeo
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um grupo de cientistas anunciou na última segunda-feira, 23, que um iceberg do tamanho da cidade de São Paulo se desprendeu de uma plataforma de gelo, que fica próxima a uma estação científica do Reino Unido na Antártica. O episódio, que aconteceu no domingo, 22, contudo, não está relacionado às mudanças climáticas.

Segundo o British Antartic Survey (BAS), um órgão que estuda as regiões polares, o bloco de gelo se desprendeu depois que a maré forte na região aumentou a fenda que já existia na plataforma. Com 1.550 km², a plataforma possui quase o mesmo tamanho que a cidade de São Paulo, que possui cerca de 1.520 km².

Outro iceberg de tamanho similar já havia se desprendido nessa mesma região há dois anos. Batizada de plataforma de gelo Brunt, hoje, segundo o G1, a localidade abriga a base científica britânica Halley VI. Alguns glaciologistas afirmam que as grandes fissuras nos blocos de gelo vêm aumentando na última década.

Medo constante

O BAS decidiu mover a base Halley VI para outro local, a cerca de 20 quilômetros de distância, em 2016, por medo de que a estação ficasse à deriva sobre um iceberg. Citado em uma nota, o glaciologista Dominic Hodgson relata:

Este desprendimento era esperado e é parte do comportamento natural da plataforma de gelo Brunt. Não está vinculado à mudança climática".
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também