Idoso morre com 127 anos em Minas Gerais
Aventuras Na História
José Paulino Gomes morreu na última sexta-feira, 28, deixando sete filhos, 25 netos, 42 bisnetos e 11 trinetos. O que chama a atenção na história do viúvo de Pedra Bonita, na Zona da Mata (Minas Gerais), é seu registro no único cartório da cidade: afinal, sua certidão de casamento, de 1917, aponta que ele teria nascido em 4 de agosto de 1895.
O que significa que Seu José, como era popularmente chamado, faleceu uma semana antes de completar possíveis 128 anos. Para se ter ideia, segundo o Guinness Book, a pessoa mais velha do mundo é a espanhola Maria Branyas Morera, de 115 anos.
+ Idoso de 93 anos se torna o homem mais velho a escalar montanha de 2,6 mil metros
De acordo com o registro, ele se casou com 22 anos. Presume-se que realmente ele nasceu antes de 1900. Raramente se casava homens com 17 anos", explicou o assessor jurídico do cartório, Willyan José Rodrigues de Souza, ao G1.
Idade correta?
Apesar disso, a idade de Seu José ainda é uma incógnita, visto que seus familiares apontam que os documentos do idoso possuem informações diferentes."No interior aqui, geralmente, as pessoas são registradas quando já estavam mais velhas. Tem vários casos com a documentação errada. Mas a documentação dele foi abaixo do que ele tinha", explicou sua neta Eliane Ferreira.
Eliane conta ainda que uma senhora de 98 anos, moradora da cidade, diz se recordar de seu avô em sua juventude, quando José Paulino, que se tornou amansador de animais, ainda era um "rapazinho".
Foi quando a gente teve a curiosidade de confirmar a idade e procurou o cartório para saber qual era a certa. Com certeza mais de 100 anos ele tinha, pelo menos 110. Agora a gente precisa saber como vai ficar na certidão de óbito", prosseguiu.
José Paulino Gomes morreu devido à falência múltipla de órgãos, provavelmente pela idade avançada, explicaram seus familiares. Seu enterro está marcado para acontecer hoje, 29, a partir das 16 horas no Cemitério do Córrego dos Fialhos, em Pedra Bonita.