Home
Notícias
Ilhas Canárias: material valiosíssimo é encontrado nas entranhas de baleia morta
Notícias

Ilhas Canárias: material valiosíssimo é encontrado nas entranhas de baleia morta

publisherLogo
Aventuras Na História
05/07/2023 18h03
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15640825/original/open-uri20230705-18-s4976d?1688584398
©Divulgação/ Universidade de Las Palmas
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Especialistas descobriram um material valioso apelidado de "ouro flutuante" ao analisarem os intestinos de uma baleia cachalote que foi encontrada morta em uma praia de La Palma, nas Ilhas Canárias.

O tesouro foi encontrado durante uma autópsia que pretendia determinar a causa da morte do animal. A resposta estava em suas entranhas: tratava-se de um bloco de âmbar cinza de 9,6 quilos. 

O artefato tem seu valor estimado em cerca de 500 mil euros, o que é equivalente a 2,6 milhões de reais na cotação atual, segundo informou o The Guardian.

O material alojado no cólon da baleia teria causado inflamação generalizada, levando ao seu perecimento. Ele se forma em 1 a cada 100 cachalotes, consistindo em resíduos não digeridos de suas refeições passadas. 

Em geral, esses animais vomitam de volta ao oceano o que não conseguem digerir, de forma que a substância é encontrada flutuando no oceano — por isso seu apelido de "ouro flutuante" — mas, às vezes, parte desse vômito permanece dentro de seu organismo. 

Valioso 

O que torna o âmbar cinza tão valioso é o fato que ele contém um álcool inodoro usado por perfumistas para prolongar a validade de seus perfumes.

Muitas baleias já foram mortas ao longo dos séculos para que o material fosse obtido, o que inclusive fez com que mais de um país proibisse sua utilização a fim de combater a caça predatória desses animais. 

Agora, as autoridades das Ilhas Canárias buscam um comprador para sua peça de âmbar cinza. 

A lei é diferente em cada país. No nosso caso, espero que o dinheiro vá para a ilha de La Palma, onde a baleia encalhou e morreu", comentou Antonio Fernández Rodríguez, um dos pesquisadores envolvido na descoberta do ambergris, ainda de acordo com o The Guardian. 

O especialista acrescentou que o dinheiro seria útil para ajudar a população afetada pela devastadora erupção de 2021 do vulcão da ilha de La Palma.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também