Imagens feitas por computador revelam como serão novos espaços do Edifício Martinelli
Aventuras Na História
O Grupo Tokyo planeja realizar uma reforma parcial no histórico Edifício Martinelli, e acredita que o processo não deve levar mais do que um ano. Durante esse período, cerca de 2.570 metros quadrados do edifício serão restaurados para a criação de um museu, café, área de eventos, bar, cinema, restaurante e um terraço no telhado e nos andares superiores.
Paulo Passini Júnior, CEO do Grupo Tokyo, afirmou: “A concessionária possui uma consultoria especializada em o patrimônio para a implantação do projeto e acompanhamento da obra. Acreditamos que teremos agilidade nas liberações para as intervenções e em nossa expectativa todo o processo deve levar aproximadamente um ano”.
A necessidade de uma empresa que é especializada em patrimônio se deve ao fato de que o prédio é tombado desde 1992. As intervenções que a empresa pretende fazer serão na loja do térreo, no terraço localizado no 26º andar e nos andares 25º, 27º e 28º. O processo é facilitado pelo fato de que as intervenções e adaptações já foram previamente aprovadas pelos órgãos responsáveis pelo patrimônio.
Se as condições climáticas permitirem, o contrato de concessão de 61 milhões de reais será assinado nesta sexta-feira, 16, no próprio terraço do Martinelli. Esse ato marca a conclusão de um processo que vem sendo conduzido desde 2019 pela prefeitura. Segundo o acordo a ser firmado, o Grupo Tokyo terá permissão para explorar o local pelo prazo de 15 anos. A taxa fixa mensal estabelecida será de R$135.000, valor que será revertido para os cofres da prefeitura.
O novo formato
Segundo a proposta da concessionária, o térreo contará com um café e uma área para receber visitantes. O museu ocupará o 25º andar, que também oferecerá serviços gastronômicos. O 26º andar será o principal terraço, com restaurante e mesas espalhadas em quatro ambientes. O local também poderá receber eventos e shows. No 27º andar, será possível apreciar a vista do centro da cidade através das sacadas do palacete. O 28º andar abrigará outros dois ambientes.
No entanto, existem regras a serem seguidas. Uma delas é que pelo menos um dia por semana o terraço deve ser aberto gratuitamente para visitação pública. O serviço de visitação funcionará de terça a domingo, incluindo feriados, durante dez horas por dia e até as 19h.
Como informado pela Veja, o Palacete do Comendador Martinelli, a atração principal do prédio, não poderá ser fechado ao público. Além disso, será obrigatório criar uma área de recepção na Avenida São João para fornecer informações turísticas aos visitantes. Confira mais imagens do plano para o prédio: