Índia: nome do país é substituído em convite oficial para líderes do G20
Aventuras Na História
Nesta terça-feira, 5, um detalhe chamou a atenção do mundo no convite oficial do governo indiano aos líderes do G20, que estarão na capital Nova Délhi para a cúpula. Trata-se da substituição do nome do país pela palavra "Bharat".
Assim que a imagem do convite foi divulgada nas redes sociais, rumores que as autoridades iriam abandonar a nomenclatura Índia, que possui origem inglesa, passaram a circular. Segundo os bilhetes de Droupadi Murmu, "presidente do Bharat", a capital indiana também sediará um jantar de Estado.
Origem da palavra
O nome Bharat não é estranho para a população indiana, ele está presente na Constituição como um dos nomes oficiais do país e alude a textos hindus ancestrais escritos em sânscrito.
Narendra Modi, primeiro-ministro, e seus companheiros de partido tem o costume de utilizá-lo e de criticar a nomenclatura “Índia”, determinada pelo Reino Unido. Conforme repercutido pelo UOL, há muitos anos as autoridades governamentais indianas tentam apagar os vestígios de seu passado colonial ao renomear ruas e cidades.
O governo de Modi também substituiu nomes islâmicos de locais que estiveram sob a liderança do Império Mongol, que antecedeu a colonização britânica. Porém, uma parcela da população não recebeu bem a notícia, alegando que a medida tinha como objetivo assegurar a supremacia da religião hindu.