Home
Notícias
Infiltração revela jabuti vivendo embaixo do piso de casa
Notícias

Infiltração revela jabuti vivendo embaixo do piso de casa

publisherLogo
Aventuras Na História
14/02/2025 20h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16463366/original/open-uri20250214-18-v7cmyn?1739563541
©Reprodução/Vídeo/Youtube
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um surpreendente episódio ocorreu em Itacajá, no nordeste do Tocantins, quando Luiza Coelha da Cruz Aguiar, de 60 anos, fez uma descoberta inusitada durante a investigação de infiltrações em sua residência.

Ao chamar um pedreiro para avaliar a situação, foi encontrado um jabuti vivo soterrado sob o piso da casa, um fato que deixou a moradora e seu marido atônitos.

Acredita-se que o animal tenha vivido em condições limitadas por quase uma década, desde uma reforma realizada na propriedade.

"Foi inacreditável, pensamos que esse jabuti veio pela carreta de cascalho que pedimos há mais de nove anos para colocar lá [fundo da casa], e ele [animal] deve ter vindo junto bem pequenininho. Quando retiramos, vimos que tinha algumas deformações no casco, que pode ter causado devido estar muito próximo à cerâmica e ter ficado imprensado", explicou Luiza ao G1.

O episódio

O incidente aconteceu em 7 de fevereiro deste ano, quando o pedreiro começou a quebrar uma das cerâmicas que parecia "oca" e, para surpresa de todos, se deparou com o animal. 

O biólogo Aluísio Vasconcelos de Carvalho analisou a situação e explicou que a sobrevivência do jabuti sob tais circunstâncias é plausível. 

Veja no Twitter
twitter

eu to chocado com esse jabuti q passou 10 anos embaixo do piso da casa VIVO pic.twitter.com/WicEgAgDbb

February 12, 2025

"Acredito que esse jabuti pode ter entrado ainda filhote e à medida que ele foi crescendo se adaptou. Mas, tinha lugar que havia entrada de oxigênio e principalmente água e umidade, que o ajudou a sobreviver por tanto tempo", disse ele ao G1.

De acordo com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o jabuti deve receber cuidados adequados antes de ser encaminhado ao Centro de Fauna (CEFAU). O tratamento inicial envolve manter o animal em um ambiente controlado, evitando exposição direta à luz solar e garantindo acesso à água limpa.

Confira a nota completa abaixo!

"O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informa que o jabuti-tinga encontrado em Itacajá, após possivelmente passar anos soterrado, precisa de cuidados veterinários para avaliar sua condição de saúde e iniciar um tratamento adequado.

Para que o Naturatins encaminhe ao Centro de Fauna (CEFAU) é necessário que a moradora entre em contato por meio do Linha Verde 0800 063 11 55 ou mensagem de texto pelo Linha Verde Zap (63) 99106-7787 e forneça as informações necessárias para o resgate, que também pode ser feito pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros, por meio dos canais de comunicação destas instituições com as quais o Naturatins tem acordos de cooperação.

Até que o animal seja encaminhado, a orientação é que mantenha-o temporariamente em um ambiente seguro, com temperatura controlada e acesso à luz solar indireta. Ofereça água limpa e fresca para hidratação. A alimentação deve ser introduzida gradualmente, com frutas, verduras e folhas adequadas para a espécie".

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também