Irmãos Menendez: Livro famoso sobre o caso será lançado no Brasil
Aventuras Na História
Um dos assuntos mais discutidos por internautas nos últimos meses é o caso de Lyle e Erik Menendez. Em 1989, eles estamparam as manchetes dos Estados Unidos ao assassinarem os próprios pais, José e Kitty Menendez, num crime que gera debate mais de 30 anos depois.
De um lado, a acusação defendeu até o final que os rapazes mataram os pais por ganância, visando a fortuna de aproximadamente 14 milhões de dólares da família. A defesa, entretanto, revelou que o crime foi resultado de anos de abuso físico e emocional perpetrados pelos pais dos irmãos.
Neste ano, o caso voltou à tona com a estreia de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais', série da Netflix, e 'O Caso dos Irmãos Menendez', documentário inédito da plataforma de streaming.
Além disso, uma edição do livro "Os Assassinatos dos Menendez: a chocante história não contada da família Menendez e os assassinatos que chocaram a nação", escrito pelo jornalista Robert Rand e lançado em 2018, será lançada no Brasil.
A novidade foi anunciada pelo autor através de seu perfil oficial no X, antigo Twitter. Rand anunciou que o livro chegará 'em breve no Brasil'.
"Isto é para @sagittababe e todos os brasileiros, um país lindo cheio de pessoas adoráveis: Uma edição em português de "The Menendez Murders" será lançada em breve no Brasil. Ainda não vi a capa, mas tenho certeza de que será tão colorida e criativa quanto o povo brasileiro", publicou ele.
O livro
Rand, que acompanhou as investigações e os dois julgamentos dos Menendez, entrevistou os irmãos ao longo dos anos e também tem um 'acesso incomparável à família Menendez e sua história', explica a sinopse do livro.
Com isso, ele coletou detalhes importantes que poderiam ter alterado o destino dos irmãos, condenados por assassinato em primeiro grau no ano de 1996, em um julgamento marcado por controvérsia.
A data de lançamento e editora não foram anunciadas até o fechamento desta reportagem.
Revisão das penas
Na última quinta-feira, dia 24, o Ministério Público do Condado de Los Angeles divulgou uma novidade significativa relacionada ao caso dos irmãos Erik e Lyle Menendez. A promotoria indicou que buscará a revisão das penas originalmente impostas aos irmãos.
Durante uma coletiva de imprensa no Hall de Justiça, situado no centro de Los Angeles, o promotor George Gascón revelou que vai solicitar a um juiz a redução das sentenças de Lyle e Erik Menendez para 50 anos de reclusão.
Essa mudança abriria a possibilidade de liberdade condicional para os condenados, conforme noticiado pela Variety. No entanto, essa recomendação ainda aguarda aprovação judicial.
"Cheguei a um ponto onde acredito que, segundo a lei, uma nova sentença é apropriada e vou recomendar isso", explicou Gascón. "O que isso significa neste caso específico é que vamos recomendar ao tribunal que a prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional seja suspensa e que eles sejam condenados por homicídio".
"Isso pode acontecer rapidamente, se o juiz estiver pronto para colocar o assunto no calendário", disse Bess Stiffelman, advogada que cuida de questões pós-condenação em Los Angeles. "É provável, se o D.A. [Departamento] fizer a recomendação, o juiz a aceitará".
Leia também: Irmãos Menendez: Promotores recomendam redução de sentença para Lyle e Erik