Islândia: Em 1 só dia, cidade do país registra mais de 900 tremores
Aventuras Na História
Na última segunda-feira, 13, os arredores da cidade de Grindavik, na Islândia, foram assolados por cerca de 900 tremores de terra, conforme as autoridades locais informaram. Nos últimos dias, a região tem sido afetada com frequência por abalos.
Após a Islândia declarar estado de emergência pelo crescimento dos tremores de uma erupção vulcânica, vale mencionar ainda que mais de 4 mil pessoas foram evacuadas do município ao sul do país.
Segundo repercutiu a CNN Brasil, para a CNN Internacional, os cientistas do Escritório Meteorológico da Islândia disseram estar monitorando a situação. No último domingo, 12, por exemplo, foram observadas mudanças que indicam que o magma está indo em direção à superfície, estando menos de 4 quilômetros da cidade em questão.
Além disso, na sexta-feira passada, 10, a Agência de Proteção Civil da Islândia disse que seus moradores enfrentam acontecimentos que “não tinham experimentado antes, pelo menos não desde a erupção em Vestmannaeyjar”. A erupção citada atingiu 400 casas ao começar sem nenhum alerta em 1973.
Outros detalhes
Vale destacar que a Islândia fica localizada sobre um limite de placa tectônica que se divide e afasta, ao longo da linha Dorsal Mesoatlântica, a América do Norte e a Eurásia. Além disso, abaixo dela há um espaço que costuma ser mais quente que o magma circundante, que derrete e afina a crosta terrestre. Isso faz com que o país, ao longo de seu território, abrigue 32 vulcões ativos.