Japão oferece R$ 40 mil reais para famílias irem morar no campo
Aventuras Na História
O governo japonês anunciou recentemente que, em 2023, irá dar uma recompensa de 1 milhão de ienes — ou o equivalente a mais de R$ 40 mil reais — para as famílias com crianças que aceitarem se mudar para o campo.
O objetivo do incentivo financeiro é o combate à queda populacional que vem ocorrendo nas áreas rurais do país. A migração de famílias, nesse contexto, contribuiria para o repovoamento dessas porções do território.
Em contraste, áreas metropolitanas do Japão possuem alta densidade demográfica. Um dos motivos para isso é o fato dos jovens japoneses nascidos no campo tenderem a se mudar para a cidade após deixarem a casa de seus pais, conforme repercutido pelo portal O Globo.
Vale destacar, aliás, que já existia uma recompensa estipulada para as famílias que quisessem se mudar para essas zonas menos populadas desde 2019. Neste ano, todavia, as autoridades da nação asiática decidiram triplicar o valor oferecido.
Envelhecimento populacional
O Japão possui atualmente um declínio de sua taxa de natalidade, o que causa um encolhimento de sua quantidade total de cidadãos, e envelhecimento de sua população restante.