Jovem, que ficou em estado grave após inalar pimenta acidentalmente, retorna a UTI
Aventuras Na História
Após quatro dias em casa, jovem que foi internada em estado grave depois de ter inalado pimenta, retornou ao hospital com sintomas de febre. Thais Medeiros de Oliveira, 25, voltou à UTI do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), neste sábado, 5.
Em nota, o Crer afirmou que a mãe de Thais teria notado sintomas de febre em sua filha, que se recupera após três meses de internação, em decorrência de uma crise alérgica grave à pimenta-bode, que a jovem inalou no mês de março.
O caso
Conforme repercutido pela CNN Brasil, Thaisinalou acidentalmente uma pimenta-bode durante um almoço de família. Logo depois a jovem, que possui asma, passou mal, chegando a ter falta de ar, e teve de ser atendida na emergência de um hospital, onde os médicos a reanimaram.
Em uma entrevista para a CNN Brasil, Paulo Fernando Gomes, neurocirurgião que atua no Hospital das Clínicas de São Paulo, explicou que uma alergia desconhecida pode ter provocado a resposta grave, conhecida como choque anafilático.
O antecedente de asma da jovem já mostra que ela tem uma predisposição a processos inflamatórios, autoimunes e até mesmo imunoalérgicos, o que pode configurar um fator de risco a mais nessa situação”, disse Gomes a CNN Brasil.
Alertas
Brianna Nicolletti, imunologista e alergista do Hospital Albert Einstein, também entrevistada pela CNN Brasil, relembrou que alergia a pimenta e outras especiarias é rara, mas pode se apresentar em qualquer fase da vida:
Vale lembrar que a alergia pode acontecer em qualquer momento da vida, quando ocorre uma ‘desregulação’ do sistema imunológico do entendimento do que seria normal e estranho”, esclareceu Nicolletti a CNN Brasil.