Home
Notícias
Jovens que viveram na Era Glacial usavam 'piercings' nas bochechas
Notícias

Jovens que viveram na Era Glacial usavam 'piercings' nas bochechas

publisherLogo
Aventuras Na História
03/02/2025 16h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16454624/original/open-uri20250203-55-1f9rwny?1738600343
©Divulgação/Universidade de Coimbra/John C. Willman
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Durante séculos, manchas planas identificadas nos dentes de antigos europeus vinham intrigando a comunidade arqueológica. Porém, em um estudo recente, um pesquisador acredita ter solucionado esse mistério, com uma afirmação inesperada por muitos: antigos pavlovianos que viveram durante a Era Glacial usavam 'piercings' nas bochechas, ainda desde a infância.

Conforme explica o antropólogo biológico John Willman, da Universidade de Coimbra, em Portugal, em estudo publicado no Journal of Paleolithic Archaeology, os piercings provavelmente eram um indicativo do pertencimento de uma pessoa a um determinado grupo. No entanto, eles também faziam com que os dentes destes pavlovanos — que viveram na Europa Central entre 25.000 e 29.000 anos atrás — se movessem, além de acelerar desgastes.

Houve uma longa história de discussão sobre o desgaste estranho nos caninos e molares desses indivíduos", afirmou Willman ao Live Science via e-mail. "Mas ninguém sabia realmente o que causava o desgaste".

Um fato relevante é que, conforme os humanos envelhecem, o esmalte costuma se desgastar devido a comportamentos repetidos, como mastigar, ranger os dentes ou até mesmo segurar objetos na boca, o que pode deixar o esmalte mais plano na superfície de mastigação. No entanto, nos esqueletos observados no estudo, foi pontuado que o desgaste estava no lado da bochecha, dos dentes.

Por isso, "achei que os padrões de desgaste dentário causados ​​pelos labrets eram uma hipótese muito boa para o que causou o desgaste nos pavlovianos", continua Willman

Ilustração representando desgaste em esmalte de dentes de esqueleto pavloviano e fotografia de dentes / Crédito: Divulgação/Universidade de Coimbra/John C. Willman

O termo "labret", vale mencionar, vem da palavra latina para "lábio", se referindo a qualquer piercing que é inserido no lábio inferior ou na área da bochecha, sendo este um tipo bastante conhecido em culturas modernas e antigas. Porém, até hoje nenhum artefato encontrado em sepulturas pavlovianas foi identificado como um labret, possivelmente porque eles eram feitos de materiais perecíveis, como madeira ou couro.

Significados

A fim de determinar uma possível relação entre o desgaste dental de pavlovianos e o uso de labrets, Willman observou os padrões nos dentes. "Obter seu primeiro labret parece ter ocorrido na infância, já que o desgaste é documentado em alguns dentes de leite", pontua o pesquisador.

Além disso, ele também apontou que os adultos apresentavam um grau maior de desgaste, e em mais dentes, que as crianças. Isso, por sua vez, pode se relacionar à inserção de labrets maiores com o decorrer da vida do indivíduo.

No caso dos pavlovianos, ter labrets parece estar relacionado a pertencer ao grupo", explica Willman ao Live Science. Dessa forma, a variação nos dentes "pode estar relacionada à escolha individual, às diferentes experiências de vida que 'ganham' labrets durante a vida, como passar pela puberdade ou pelo casamento".

Ainda hoje, por mais que o uso de labrets seja considerado seguro, ele ainda pode causar danos aos dentes e gengivas, caso feitos incorretamente. "Alguns indivíduos têm apinhamento dentário, o que interpretei como um efeito de ter labrets apoiados contra os dentes por longos períodos de tempo", acrescenta Willman.

Agora, arqueólogos esperam reexaminar outras coleções de artefatos encontrados em sítios pavlovianos e de outras eras glaciais, a fim de determinar de maneira definitiva evidências de que labrets foram utilizados no passado.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também