Home
Notícias
Kiska, tida como "baleia mais solitária do mundo", morre em parque canadense
Notícias

Kiska, tida como "baleia mais solitária do mundo", morre em parque canadense

publisherLogo
Aventuras Na História
12/03/2023 15h58
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15460632/original/open-uri20230312-18-1t0o84d?1678639603
©Reprodução/Vídeo/Global News
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Kiska, a última orca cativa no Canadá, morreu aos 47 anos, a idade que seus cuidadores acreditam que ela tivesse. A baleia assassina era conhecida como "a baleia mais solitária do mundo", já que nadava sozinha em seu tanque em um parque há 12 anos.

A orca passou mais de 4 décadas em cativeiro, no parque e zoológico Marineland, na cidade de Niagara Falls, na província de Ontário, no Canadá. Sua morte foi confirmada à CBC, rede de rádio e televisão pública canadense, pelo porta-voz do ministério geral do procurador de Ontário, Brent Ross.

Kiska foi capturada em 1979 em águas islandesas ao lado de Keiko, a orca que foi a estrela do filme "Free Willy", de 1993. Quatro anos atrás, o Canadá proibiu que baleias, golfinhos e botos fossem mantidos em cativeiro. Essa nova lei garantia que animais que já estavam nessas condições, como a solitária orca do Marineland, continuassem assim.

Orca Kiska

A vida em isolamento de Kiska a levou a ser chamada pelo Whale Sanctuary Project de "baleia mais solitária do mundo". A mesma organização de direitos dos animais afirmou que a causa de morte da orca foi infecção bacterial. 

A organização pelos direitos dos animais PETA (People for the Ethical Treatment of Animals, ou, em português, "Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais") disse, em seu comunicado sobre a morte de Kiska, que ela "passou seus últimos anos isolada em um tanque apertado, nadando em círculos sem fim ou, às vezes, flutuando de maneira apática".

No parque Marineland, a orca Kiska perdeu todos os seus cinco filhotes e se despediu de seu parceiro de tanque, Ikaika, em 2011, segundo informações da NPR. Ainda existem pelo menos 55 orcas cativas no mundo, segundo a organização Whale and Dolphin Conservation. O SeaWorld, famoso parque estadunidense, detém mais baleias assassinas em cativeiro do que qualquer outro parque individual.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também