Leitão com rara mutação genética nasce com 'rosto humano' nas Filipinas; confira
Aventuras Na História
Um leitão com uma rara mutação, que lhe deu um "rosto humano", nasceu em uma propriedade rural na região de Tanjay, nas Filipinas, no fim de janeiro.
O criador Alfredo Cardinas Jr. revelou ter ficado surpreso com a aparência do filhote e ainda mais impressionado ao ouvir seu choro. "Fiquei assustado quando o vi pela primeira vez. Fiquei ainda mais chocado quando o ouvi chorar. Parecia que vinha de uma criança", disse ele ao Daily Star.
Infelizmente, o leitão viveu apenas quatro horas. Já os demais filhotes da ninhada nasceram saudáveis. A veterinária Christine Hope Dejadena explicou que é incomum apenas um filhote ser afetado por uma doença congênita e descartou qualquer possibilidade de cruzamento com outra espécie.
Holoprosencefalia
De acordo com o portal Extra, especialistas acreditam que o animal sofria de holoprosencefalia, uma condição rara que impede o desenvolvimento adequado do cérebro. O veterinário Aris Miclat sugeriu que a anomalia pode ter sido causada pela exposição da mãe a produtos químicos ou pesticidas durante a gestação.
"Esta é uma malformação congênita, que é tecnicamente um defeito de nascença. É um distúrbio cefálico no qual o prosencéfalo não se desenvolve em dois hemisférios", explicou à fonte.