Leonardo da Vinci é o rosto estampado em rótulo de famosa cachaça brasileira?
Aventuras Na História
Existem empresas que possuem uma identidade visual tão marcante que só de bater o olho você consegue identificar cada uma delas — sem ao menos ter a necessidade de ver o nome da marca escrito. Afinal, todo mundo reconhece o que significa uma maçã mordida, não é mesmo?
É normal associarmos um conjunto de cores, símbolos, elementos gráficos e visuais a uma companhia quando o desenvolvimento de seu logotipo é bem feito. Além de criar uma proximidade com seus consumidores, a identidade visual também é responsável por expressar os valores, ideias e a essência de sua empresa.
Seja um passarinho-branco voando num fundo azul, um 'M' amarelo estilizado ou até mesmo um círculo vermelho se envolvendo com outro amarelo, não importa. Todos os dias nos deparamos com logotipos das mais variadas naturezas.
Mas ainda assim é impossível conhecer o significado e a origem por cada um deles. Pensando bem, será mesmo que existe um pintor renascentista italiano estampado numa cachaça brasileira? Conheça curiosidades por trás de 5 logotipos de marcas famosas!
Quem é Gina?
Em 1947, na cidade paulista de Itatiba, foi fundada uma empresa de fabricação de palitos que hoje é líder do mercado com cerca de 70% do consumo nacional. A Rela Gina, responsável pela produção dos palitos de dente Gina, é uma das notórias empresas brasileiras.
Mas, afinal, quem é Gina? Segundo o site da própria empresa, Dona Gina era o apelido dado para Rosa Del Nero Rela, mãe dos fundadores da empresa. Porém, não é ela que estampa as caixinhas de palitos.
A modelo da imagem trata-se de Zofia Burk, uma polonesa que vive em São Paulo desde os 5 anos. Zofia tinha 28 anos quando virou o 'rosto' dos palitos de dente Gina. À Veja São Paulo, ela disse que fez a sessão de fotos, mas não sabia que viraria logotipo da marca e que chegou a pensar em processá-los pelo uso de sua imagem.
Coronel Sanders
Passando para redes de fast-food, o KFC possui uma das franquias de frango frito mais populares do mundo. Mas quem é o homem que estampa os baldes? Por que a empresa se chama KFC?
O nome KFC trata-se de uma sigla para Kentucky Fried Chicken — em tradução livre seria algo como 'Frango Frito de Kentucky'. O estado norte-americano é homenageado por ser o local onde a primeira loja da franquia foi aberta, em 1939, na cidade de Corbin.
Já o rosto da marca é de seu próprio fundador: Harland David Sanders, popularmente conhecido como Coronel Sander. Falecido em 1980, aos 90 anos de idade, Sanders começou a servir frango frito em uma bomba de gasolina que possuía durante a Grande Depressão. Aos poucos foi crescendo e hoje o KFC possui mais de 5 mil lojas espalhadas em 120 países, aponta o site oficial da marca.
A vovó do pão de queijo
Em 1967, em Monte Alegre, Minas Gerais, o engenheiro Mário Carneiro fundou uma empresa para vender pães de queijo. A Casa do Pão de Queijo virou um verdadeiro sucesso. Até 1980, a empresa abriu outras 13 lojas.
Na mesma década foi iniciada seu processo de franqueamento e, em 2016, a Casa do Pão de Queijo já contava com 400 franquias e 14 lojas próprias, segundo o site da empresa. Mas quem é a vovó que estampa a marca da companhia?
O 'rosto' da Casa do Pão de Queijo é de Arthêmia Carneiro. A simpática senhorinha não só é mãe de Mário como também a responsável pela receita do alimento. A Vovó Arthêmia, como era chamada, faleceu aos 92 anos, em 1997.
O primeiro Ronald
Ronald McDonald talvez seja o palhaço mais conhecido do mundo. O livro The Best of The Fast Food (2001) aponta que 96% das crianças norte-americanas são capazes de reconhecer o personagem.
Mas qual sua origem? Segundo matéria da Superinteressante, Ronald é inspirado em outro palhaço que também fez muito sucesso: o Bozo. Na década de 1980, o palhaço Bozo era muito popular e o McDonald’s queria aproveitar disso.
+ Como Silvio Santos quase virou o primeiro Bozo da TV brasileira
Assim, executivos ligaram para Williard Scott, que fazia o Bozo na TV americana, e pediu para que ele criasse um palhaço símbolo da marca e que adorasse devorar hambúrgueres. Esse foi o surgimento de Ronald.
Mas talvez seja exatamente por conta de Williard que as pessoas começaram a ter medo de palhaço. Afinal, o primeiro Ronald era extremamente assustador com uma caixa quadrada como chapéu e um nariz em formato de copo de refrigerante. Nestes mais de 50 anos, ao menos 9 atores encararam o papel de Ronald McDonald.
A bebida de Da Vinci?
Mestre renascentista, Leonardo da Vinci é um dos maiores nomes da história da arte. Cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico; seria ele também a figura que estampa o rótulo de uma famosa cachaça brasileira.
Há tempos a internet se surpreende com as semelhanças entre da Vinci e a figura estampada no logotipo de Velho Barreiro. As comparações são inegáveis, mas a verdade é que ninguém sabe quem é o tal senhor eternizado no rótulo da água-ardente.
Até mesmo a origem do nome é incerta. A Super aponta que o Velho possa nem mesmo ter sido uma pessoa. Isso porque acredita-se que os antepassados da família Höffer, que fundou a empresa, tinha um joão-de-barro que carinhosamente era chamado de Velho Barreiro.