Líder da invasão ao Capitólio é condenado a 18 anos de prisão
Aventuras Na História
O líder da organização Oath Keepers, Stewart Rhodes, responsável por conduzir conspiracionistas ao ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, foi condenado a 18 anos de prisão pelo atentado, como proferiu o Tribunal Distrital Federal na última quinta-feira, 25, em audiência realizada em Washington.
A Justiça compreendeu que o homem praticou conspiração sediciosa, sendo a maior pena proferida até o momento para um dos envolvidos na invasão ao prédio oficial do governo. Stewart foi também o primeiro a ter a pena aumentada por se adequar à definição legal de terrorismo, como informou a revista Veja.
Apesar da figura tumultuada de Rhodes, hoje com 58 anos, ele não deve ser o único a obter uma punição severa pelo caso, visto que foi o primeiro de dez integrantes dos Oath Keepers a ter a sentença proferida. Os nove membros restantes respondem aos processos criminais presos preventivamente.
Relembre o ataque
A declaração da vitória das eleições presidenciais dos Estados Unidos por Joe Biden, candidato democrata, estava prevista para ocorrer no dia 6 de janeiro de 2021. O evento, todavia, foi tumultuado por uma invasão de centenas de pessoas ao prédio do Congresso norte-americano.
O caráter violento do motim deixou um saldo de cinco mortos e mais de uma centena de feridos, além de deixar um rastro de destruição à propriedade pública. De lá para cá, diversas pessoas foram indiciadas devido à sua participação no ataque do Capitólio, que foi considerado uma investida contra o processo democrático eleitoral.