Líder de grupo ligado a El-Chapo é preso no México
Aventuras Na História
No México, as autoridades locais anunciaram a prisão de um traficante de fentanil, identificado como Néstor Isidro Pérez Salas. Ele era procurado nos Estados Unidos com uma recompensa de US$ 3 milhões, equivalente a R$ 15 milhões, por sua captura.
O detido, conhecido também como “Nini”, é amigo dos filhos do traficante Joaquin Guzman, o “El Chapo”, e foi preso em Culiacán, no noroeste do México, de acordo com Registro Nacional de Prisões e a imprensa local. Vale destacar que El Chapo cumpre pena de prisão perpétua nos Estados Unidos.
Segundo repercutiu o portal de notícias do UOL com informações da RFI, Washington acusa o detido de ser o chefe da segurança dos filhos de “El Chapo”. Além disso, no último mês de setembro, o México extraditou Ovidio Guzman, um dos filhos de Joaquin Guzman, para o país comandado por Joe Biden.
Néstor ainda é acusado pelos norte-americanos de traficar volumes “massivos” de fentanil em nome do cartel de Sinaloa. O Departamento de Estado também informa que Nini trabalha “diretamente” para o principal deputado de Iván Archivaldo Guzmán Salazar, outro filho de “El Chapo”.
A Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA) considera o cartel de Sinaloa como, “em grande parte”, responsável pelo tráfico de fentanil para os Estados Unidos nos últimos anos.
Outros detalhes
O Departamento de Estado americano cita que Néstor Isidro Pérez Salas se trata de um dos comandantes dos “Ninis”, um grupo armado “particularmente violento” encarregado da segurança dos filhos de Joaquin Guzman.