Líder indígena mapuche é preso na Argentina
Aventuras Na História
Nesta segunda-feira, 30, o Ministério de Segurança da província do Rio Negro, na Argentina, emitiu um comunicado informando sobre a prisão do líder indígenaFacundo Jonas Huala, um mapuche que era considerado fugitivo pela Justiça chilena. O homem foi encontrado durante uma operação policial no sudoeste de Buenos Aires e deve ser extraditado para o Chile.
Segundo informações publicadas pelo portal G1, o líder indígena foi considerado culpado pelas acusações de posse ilegal de arma de fogo e por incendiar a residência de um zelador, localizada no sul do Chile. Como pena, ele havia sido condenado a seis anos de prisão.
A detenção do líder da Resistência Ancestral Mapuche (RAM), que estava foragido da Justiça do Chile desde fevereiro de 2022, ocorreu após vários meses de investigações", ressaltou o ministério.
Sobre o caso e os mapuches
Manuel Monsalve, sub-secretário chileno do Interior, comentou sobre o caso de Facundo para a imprensa de Santiago e reiterou que as autoridades do país já solicitaram as devidas documentações para ser realizada a extradição:
Queremos que não haja impunidade, neste ou em qualquer outro caso e, portanto, queremos que seja extraditado para que cumpra a pena correspondente".
Os mapuches são um povo do território centro-sul do Chile e da Argentina, membros originários de um grupo estabelecido em ambos os lados da Cordilheira dos Andes. Após anos de luta e resistência contra conquistadores espanhóis, em sua maioria, eles pedem a devolução das terras e bens que pertenceram aos seus ancestrais.