Home
Notícias
Luz misteriosa em ferrovia abandonada pode ter explicação científica
Notícias

Luz misteriosa em ferrovia abandonada pode ter explicação científica

publisherLogo
Aventuras Na História
01/02/2025 13h24
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16453496/original/open-uri20250201-19-g3hgh8?1738419361
©Divulgação/Susan Hough
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Uma intrigante lenda urbana cerca a cidade de Summerville, nos Estados Unidos. Moradores afirmam que, ao caminhar pelos trilhos abandonados da ferrovia Old Light Road, é possível avistar uma luz flutuante entre as árvores. Segundo a tradição local, trata-se da lanterna de um espírito inquieto: o fantasma de uma mulher que vaga pela escuridão em busca da cabeça decepada de seu marido.

Conhecida como "o conto da Luz de Summerville", essa história pode ter, no entanto, uma explicação científica. Um estudo publicado no último dia 22 no periódico Seismological Research Letters sugere que o fenômeno pode estar relacionado às chamadas luzes de terremoto.

De acordo com o portal Galileu, a lenda começou a se espalhar entre as décadas de 1950 e 1960, tornando-se tão popular que a ferrovia abandonada teve seu nome alterado de Sheep Island Road para Light Road. Em um trecho, vale destacar, os trilhos são conhecidos como Old Light Road.

O mistério chamou a atenção da sismóloga Susan Hough, do US Geological Survey (USGS), que encontrou registros sobre a história enquanto pesquisava em bibliotecas da região.

"Em outubro passado, um boletim do USGS publicou uma pequena matéria sobre ciência assustadora. Isso me fez pensar novamente sobre as histórias de fantasmas", contou Hough à revista Science. "E alguns dos detalhes gritavam fenômenos de terremoto."

Relatos antigos indicam que os moradores também mencionavam tremores de terra acompanhados de portas batendo, além de ruídos incomuns e carros vibrando. A região já havia sido atingida por três terremotos: um de grande impacto em 1886 e dois menores, nos anos de 1959 e 1960. Esses registros levaram a pesquisadora a considerar a possibilidade de que a luz misteriosa seja, na verdade, um raro fenômeno geológico.

Teorias

De acordo com a fonte, as luzes de terremoto podem se manifestar como explosões luminosas, raios ou pequenos sinais brilhantes que, a princípio, parecem sobrenaturais. Embora ainda não sejam completamente compreendidas pela ciência, algumas teorias sugerem que elas resultam da liberação de energia elétrica durante os tremores. Outras hipóteses apontam para a combustão de gases subterrâneos, como radônio ou metano, ao entrarem em contato com o oxigênio da atmosfera.

"Em Summerville, acho que são os trilhos da ferrovia que importam. Eu rastejei pelos trilhos durante meu trabalho de campo na Carolina do Sul. Historicamente, quando [as empresas ferroviárias] substituíam os trilhos, elas nem sempre transportavam os trilhos antigos", disse Hough.

"Então, você tem montes de aço por aí. Faíscas podem fazer parte da história. E talvez as ferrovias sejam importantes por outro motivo. Elas podem naturalmente seguir falhas que esculpiram corredores pela paisagem. Não afirmo ter uma teoria totalmente madura para explicar as luzes."

Embora não possa confirmar sua hipótese, a cientista pretende realizar medições de campo para coletar mais informações sobre a região e o fenômeno luminoso.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também