Mais antiga da Grã-Bretanha: Madeira entalhada de 6 mil anos é encontrada
Aventuras Na História
Uma pedaço pesado de madeira de carvalho, encontrado em uma turfeira, é a mais antiga peça esculpida de madeira da Grã-Bretanha. O objeto entalhado possui mais de 6.000 anos. Suas marcas foram feitas por pessoas no final do período Neolítico — ou seja, 2 mil anos antes do misterioso Stonehenge e 4.500 anterior à chegada dos romanos na região.
O pedaço de madeira, que possui cerca de um metro de comprimento, foi encontrado em uma turfa durante a construção de uma anexo em uma propriedade na vila de Boxford, em Berkshire, no sudoeste da Inglaterra.
Especialistas acreditam que o pedaço esculpido de madeira seja 500 anos anterior a outra peça entalhada conhecida da Grã-Bretanha, que foi marcada durante o Neolítico. Esta, por sua vez, foi identificada em Maerdy, no País de Gales. A Historic England datou o achado recente do período mesolítico tardio, que durou entre 4640 a.C. até 4605 a.C..
As marcações
Até o momento, não foi identificado o significado na marcação na madeira, mas constatou-se que a peça é semelhante às decorações vistas em cerâmicas na era neolítica inicial, repercutiu o Daily Mail.
Os entalhes também lembram as marcas encontradas na peça de madeira esculpida mais antiga que se tem notícia — a estatueta Shigir Idol, encontrada nos montes Urais da Rússia. A peça possui 12.500 anos.
É notável que, ao fazer trabalhos de construção de rotina, um pedaço de madeira decorativa de aparência modesta seja o mais antigo já encontrado na Grã-Bretanha", declarou Duncan Wilson, executivo-chefe da Historic England.
"Descobertas incríveis como essas nos lembram do poder da arqueologia para revelar as narrativas ocultas que nos conectam às nossas raízes", completou. Estudos mais aprofundados sobre o pedaço de madeira esculpido devem ser feitos em breve.