Home
Notícias
‘Marcha das Mulheres’ da Revolução Francesa inspira Maratona de Paris de 2024
Notícias

‘Marcha das Mulheres’ da Revolução Francesa inspira Maratona de Paris de 2024

publisherLogo
Aventuras Na História
05/10/2022 22h03
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15234125/original/open-uri20221005-18-1cl0ts3?1665007424
©Divulgação / Youtube / Paris 2024
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O circuito da maratona dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 será aberto para amadores e será inspirada na “Marcha das Mulheres” de 1789, e carregará muitos simbolismos, segundo os organizadores. Nesta quarta-feira, 5, eles revelaram que o percurso desafiador irá passar pelo Castelo de Versalhes.

O diretor esportivo do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e ex-jogador de tênis de mesa Jean-Philippe Gatien, revelou que “a maratona ocupa um lugar especial, que nos liga aos Jogos Antigos. Queríamos torná-la um ponto alto dos Jogos Olímpicos".

Essa rota destaca o oeste da região de Ile-de-France, totalmente diferente da maratona de Paris que é disputada todos os anos. Após sair do Hôtel de Ville (prefeitura) em Paris e de longos quilômetros ao longo das margens do Sena, o circuito irá cruzar o departamento de Hauts-de-Seine (Boulogne-Billancourt, Sèvres, Ville-d'Avray) até o Castelo de Versalhes. Os corredores passarão novamente pelo Hauts-de-Seine (Viroflay, Chaville, Meudon, Issy-les-Moulineaux) reencontrando o Sena e Paris até chegarem à Esplanada dos Inválidos.

Inspiração histórica

Os organizadores da competição explicaram que se inspiraram em um fato marcante da Revolução Francesa, a “Marcha das Mulheres”, quando milhares de mulheres parisienses saíram Hôtel de Ville e marcharam para Versalhes para encontrarem o rei Luís XVI, em um momento que a população vivia uma crise alimentar grave, segundo o Uol.  Devido à pressão, o monarca ratificou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Tony Estanguet, presidente da comissão organizadora, enfatizou, durante uma conferência de imprensa em Paris: "Queríamos ligar este marco dos Jogos a esse grande desafio da época: a igualdade entre mulheres e homens”. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, disse que “o lugar da mulher será um elemento central dos Jogos e da maratona”.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também