‘Marcha das Mulheres’ da Revolução Francesa inspira Maratona de Paris de 2024
Aventuras Na História
O circuito da maratona dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 será aberto para amadores e será inspirada na “Marcha das Mulheres” de 1789, e carregará muitos simbolismos, segundo os organizadores. Nesta quarta-feira, 5, eles revelaram que o percurso desafiador irá passar pelo Castelo de Versalhes.
O diretor esportivo do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e ex-jogador de tênis de mesa Jean-Philippe Gatien, revelou que “a maratona ocupa um lugar especial, que nos liga aos Jogos Antigos. Queríamos torná-la um ponto alto dos Jogos Olímpicos".
Essa rota destaca o oeste da região de Ile-de-France, totalmente diferente da maratona de Paris que é disputada todos os anos. Após sair do Hôtel de Ville (prefeitura) em Paris e de longos quilômetros ao longo das margens do Sena, o circuito irá cruzar o departamento de Hauts-de-Seine (Boulogne-Billancourt, Sèvres, Ville-d'Avray) até o Castelo de Versalhes. Os corredores passarão novamente pelo Hauts-de-Seine (Viroflay, Chaville, Meudon, Issy-les-Moulineaux) reencontrando o Sena e Paris até chegarem à Esplanada dos Inválidos.
Inspiração histórica
Os organizadores da competição explicaram que se inspiraram em um fato marcante da Revolução Francesa, a “Marcha das Mulheres”, quando milhares de mulheres parisienses saíram Hôtel de Ville e marcharam para Versalhes para encontrarem o rei Luís XVI, em um momento que a população vivia uma crise alimentar grave, segundo o Uol. Devido à pressão, o monarca ratificou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Tony Estanguet, presidente da comissão organizadora, enfatizou, durante uma conferência de imprensa em Paris: "Queríamos ligar este marco dos Jogos a esse grande desafio da época: a igualdade entre mulheres e homens”. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, disse que “o lugar da mulher será um elemento central dos Jogos e da maratona”.