Mato Grosso: sítio arqueológico é encontrado após boato de ouro
Aventuras Na História
No Mato Grosso, na cidade de Colniza, um rumor de que poderia haver ouro em uma região de obras atraiu mais de 200 pessoas ao local. Porém, após as escavações começarem, foram encontrados itens de civilizações antigas na área, que se trata de um sítio arqueológico.
Tudo começou no último domingo, 28, quando alguns trabalhadores que realizavam uma obra de asfaltamento acharam algo parecido com ouro, e, depois disso, a informação se espalhou para a cidade de 39 mil habitantes.
Segundo o portal de notícias do G1, a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) relatou não haver ouro naquele lugar.
Sítio arqueológico
Esperando encontrar ouro, quando escavaram o local, as pessoas descobriram, na verdade, peças de louças de barro de uma civilização antiga, e, de acordo com a Sinfra-MT, a área constitui um sítio arqueológico. Vale destacar que o lugar tem cerca de 500 metros, e, com as escavações, teve que ser isolada pela fiscalização ambiental.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) irá recolher os materiais encontrados no espaço. Já a obra que ocorria no lugar poderá continuar após liberação.