Médicos encontram vermes sob pálpebra de paciente na China
Aventuras Na História
Uma chinesa de 41 anos de idade buscou ajuda médica em Pequim, em junho de 2022, após sentir incômodos persistentes no olho direito. A princípio, os médicos suspeitaram de irritação comum na córnea e prescreveram colírio. No entanto, quando a paciente retornou ao local um mês depois com os mesmos sintomas, uma nova avaliação revelou algo alarmante: sob a pálpebra da paciente havia quatro vermes brancos.
Com anestesia local e uma pinça, os profissionais removeram os parasitas e os encaminharam para análise laboratorial. Sob o microscópio, observaram que os vermes eram alongados, delgados e cobertos por marcas minúsculas. Enquanto uma extremidade apresentava uma estrutura similar a uma boca, a outra era pontiaguda.
Testes genéticos identificaram os organismos como pertencentes à espécie Thelazia callipaeda, conhecida por causar a telaziose ou “lombriga de olho”. Segundo o portal Galileu, a doença é mais comum em gado e mesmo animais domésticos, mas infecções em humanos, embora raras, já foram documentadas.
Hipótese dos médicos
Apesar de a paciente viver em uma área urbana e trabalhar em escritório — ambientes incomuns para a transmissão dessa doença — os médicos suspeitam que o parasita tenha sido transmitido pelo gato da mulher, que apresentava sinais de uma doença ocular. Contudo, a paciente se recusou a permitir que o animal fosse examinado.
A remoção dos vermes foi seguida de tratamento com uma pomada antibiótica oftálmica, que preveniu infecções secundárias. Em uma semana, os sintomas melhoraram e, dois meses depois, a paciente estava completamente recuperada. O caso foi detalhado em um relatório publicado em novembro de 2023 no periódico BMC Ophthalmology.