Mercenários russos da Wagner filmam execução à marreta de soldado por traição
Aventuras Na História
Os mercenários da Wagner, organização militar privada com ligações ao governo de Vladimir Putin, tiveram um chocante vídeo divulgado, onde o soldado russo Dmitry Yakushchenko, 44, aparece falando com a cabeça ligada a uma base sólida, momentos antes de ser executado com brutais golpes de machado.
A chocante cena, divulgada pelo tabloide britânico The Sun, é resultado da captura do rapaz que, ao ser capturado em batalha compondo a linha de frente pela invasão na Ucrânia, foi devolvido à Russia em uma negociação de troca de prisioneiros, sendo classificado como um traidor, sem maiores explicações.
No vídeo, ele ainda fala antes dos golpes: "Hoje eu estava nas ruas do Dnipro [município ucraniano], onde levei uma pancada na cabeça e perdi a consciência. [...] Acordei nesta sala onde me disseram que seria julgado". Após a fala, ele leva uma dura machadada contra o crânio, caindo da plataforma, e levando mais duas no solo.
Armação?
Ainda de acordo com o veículo britânico, o Grupo Wagner divulgou imagens de Dmitry vivo afirmando ter perdoado o ex-combatente "por seus erros", mas autoridades internacionais desconfiam que as imagens foram feitas antes do vídeo onde ele supostamente falece com os golpes.
O Aventuras na História opta por não divulgar as imagens dos supostos momentos finais do soldado.