Mingau tóxico deixa nove crianças mortas por envenenamento alimentar
Aventuras Na História
Na Namíbia, após a ingestão de um mingau tóxico, nove crianças da mesma família morreram por envenenamento alimentar tóxico. O caso, segundo repercutiu o portal de notícias UOL, aconteceu na região nordeste do país, no distrito de Nyangana.
O alimento se tornou tóxica pelo fato de, em seu modo de preparo, o mingau ser misturado com uma substância fermentada que provém de uma bebida à base de álcool feita em casa.
Após o ocorrido, técnicos do ministério da Saúde da Namíbia estão divulgando métodos para a prática adequada na preparação de alimentos. Na ocasião, em nota oficial divulgada pelo órgão, um porta-voz comunicou: “Fomos informados que membros de uma família consumiram um mingau tóxico feito com farinha mahangu (elaborada com milheto, um tipo de cereal, também chamado de painço) e adicionaram sedimento fermentado seco e triturado de cerveja caseira, conhecida localmente como mundevere.”
Outros detalhes
Além das crianças que morreram após a ingestão do alimento, mais quatro pessoas faleceram, chegando a um total de 13 mortes. Se encontram ainda, no hospital, outras oito pessoas, e dessas, cinco estão em estado crítico.
Para os sobreviventes da situação, o Ministério da Saúde e Serviços Sociais da região está dando suporte.