Mistério em rodovia: Lixo espacial foi abandonado em estrada dos EUA?
Aventuras Na História
Se você estiver circulando o território dos Estados Unidos, especificamente entre os municípios de Talala e Winganon, no estado de Oklahoma, dará de cara com uma passagem com uma atração para lá de curiosa; na estrada East 300, há um grande objeto prateado com marcas de intervenção de uma importante agência espacial.
De formato geométrico semelhante ao de um peão, o curioso objeto cromado ainda tem a bandeira dos Estados Unidos, ilustrada pelos dizeres "United States" logo abaixo e, em letras maiúsculas, enaltece aquela que seria a fabricante do item, a NASA. Todos os fatores visuais claramente apontam que, naquele gramado, ao lado da via, estava uma cápsula espacial.
Dessa forma, uma cápsula espacial só poderia ter chegado em uma via tão afastada do Kennedy Space Center, localizado na Flórida — onde a agência espacial estadunidense costuma lançar seus foguetes —, em caso de descarte de lixo espacial, de forma a reentrar na órbita e parar do local obscuro.
Contudo, a história por trás deste item é ainda mais curiosa e chama atenção por não ter relação nenhuma com qualquer lançamento espacial já feito pela NASA, ou sequer, alcançado o espaço aéreo dos Estados Unidos.
Origem da cápsula
De acordo com o portal Atlas Obscura, um curioso acidente automobilístico aconteceu no mesmo ponto da rodovia, na segunda metade do século 20. Na ocasião, um veículo de construção transportava cimento quando perdeu o controle e rolou para o lado, na zona com grama.
A demora para o recebimento de auxílio apropriado e a interrupção da rotação da betoneira traseira fez com que o concreto endurecesse rapidamente. Completamente cheia de massa, o misturador se tornou um bloco rígido e sólido, extremamente difícil de ser retirado.
Dessa forma, a equipe de resgate optou apenas por tirar os restos do caminhão e manter a betoneira com concreto por lá, se tornando um símbolo da via. A cor prateada, a bandeira estadunidense e a inscrição NASA não estava presente na pintura original da estrutura acidentada, mas tomou forma em 2011.
Na ocasião, um casal de artistas locais, Barry e Heather Thomas, comemoravam o quinto aniversário de casamento e decidiram pregar uma peça com os moradores da região. Com bastante tinta prateada, tubos para imitar propulsores e até molduras para reproduzir as referências escritas,reproduziram com fidelidade uma cápsula.
Logicamente, quem morava na região já sabia que o item era uma imitação, mas diversos turistas se surpreenderam ao dar de cara com o item na beira da estrada. Hoje, ela não apenas é um símbolo do município, como é marcada no Google Maps como "Cápsula Espacial Misturadora de Concreto de Winganon".