TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
Mistério: quatro soldados americanos estão desaparecidos na Lituânia
Notícias

Mistério: quatro soldados americanos estão desaparecidos na Lituânia

publisherLogo
Aventuras Na História
27/03/2025 17h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16492611/original/open-uri20250327-17-41e6kw?1743098456
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Quatro soldados do Exército dos EUA desapareceram misteriosamente na Lituânia durante um exercício de treinamento, e novos detalhes surgiram após a descoberta do veículo blindado que operavam, submerso em um corpo de água.

Os soldados, pertencentes à 1ª Brigada da 3ª Divisão de Infantaria, foram dados como desaparecidos na terça-feira, junto com um veículo blindado de recuperação M88 Hercules, durante manobras táticas em Pabradė, cidade próxima à fronteira com a Bielorrússia, a cerca de 50 quilômetros da capital lituana, Vilnius.

Desde então, uma grande operação de busca foi mobilizada. Centenas de militares dos EUA e das Forças Armadas da Lituânia, além de outras agências, seguem empenhados nos esforços para localizar os soldados, informou o ministro da Defesa lituano, Dovilė Šakalienė, na manhã desta quinta-feira.

De acordo com o portal Independent, a busca envolveu bombeamento de água e escavação em um pântano de turfa, depois que o Exército dos EUA na Europa e na África anunciou, na quarta-feira, a descoberta do Hércules submerso. O veículo foi localizado a mais de 15 metros de profundidade na lama, e as equipes já drenaram parte da água para iniciar o processo de escavação.

Embora as autoridades tenham identificado “sinais positivos” que indicam avanços na operação, ainda não há confirmação de que os soldados estavam dentro do veículo no momento do incidente.

O comandante das Forças Armadas da Lituânia, Raimundas Vaikšnoras, destacou a dificuldade das buscas, explicando que o blindado não pode ser visualizado da superfície e que sua localização é complicada até mesmo com o uso de hastes de metal. Além disso, a presença de linhas de gás de alta pressão na área exigiu que os serviços fossem desligados antes da entrada de equipamentos pesados no terreno.

Repercussão nos EUA

Na quarta-feira, o presidente Donald Trump afirmou não ter sido informado sobre o desaparecimento dos soldados, o que gerou indignação no Congresso. Paralelamente, o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, precisou voltar atrás em declarações iniciais em que afirmava que os quatro militares haviam sido encontrados mortos.

“Esta ainda é uma notícia precoce, então não sabemos os detalhes. Esta é uma notícia realmente terrível e nossos pensamentos estão com as famílias e entes queridos”, disse Rutte antes de a aliança emitir um pedido de desculpas pela confusão e esclarecer que as mortes não estavam confirmadas.

As autoridades norte-americanas reforçaram que a busca continua. O desaparecimento ocorre em um momento de tensões crescentes na Europa Oriental, com a Lituânia, membro da OTAN e aliada da Ucrânia, em contraste direto com a Bielorrússia, que mantém estreitos laços com a Rússia.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também