Morre Hannah Goslar, amiga de Anne Frank e sobrevivente do Holocausto
Aventuras Na História
Uma das melhores amigas de Anne Frank, Hannah Goslar, faleceu na última sexta-feira, 28, aos 93 anos. A informação foi dada pela fundação que leva o nome da menina judia, que ficou famosa por seus registros em um diário, durante a Segunda Guerra Mundial, entre 1942 e 1944.
Assim como Anne Frank, falecida aos 15 anos, Hannah Goslar também foi mantida em um campo de concentração, o Bergen-Belsen, e se tornou uma sobrevivente do Holocausto. Nascida em 1928, Hanna e Anne se conheceram na escola, após a família de Goslar fugir da Alemanha e se estabelecer em Amsterdã, na Holanda, em 1933.
Em 1942, as duas perderam contato, foi quando a família de Anne se escondeu para escapar dos nazistas. Já a família de Hannah foi presa pela Gestapo, em 1943, e foram deportados no ano seguinte para Bergen-Belsen, lá, elas se reencontraram em 1945, pouco antes da morte de Frank.
Vida de resistência
Hannah e Gabi, sua irmã, foram as únicas sobreviventes da mesma família. Anos depois, Goslar se mudou para Jerusalém, onde se casou com Walter Pick. Juntos, eles tiveram 3 filhos, 11 netos e 31 bisnetos, segundo o portal Extra.
De acordo com a Fundação Anne Frank, Hannah costumava a comentar sobre a vida e seus familiares: "Esta é a minha resposta a Hitler". O site da fundação também fala sobre a amizade das duas:
Hannah compartilhou suas memórias de sua amizade e do Holocausto na velhice. Ela acreditava que todos deveriam saber o que aconteceu com ela e sua amiga Anne após a última anotação do diário. Não importa quão terrível seja a história".