Mulher de El Chapo deve ser libertada hoje de prisão nos EUA
Aventuras Na História
A esposa de "El Chapo" Guzmán, traficante mexicano, deve ser libertada de uma prisão nos Estados Unidos ainda nesta quarta-feira, 13, segundo autoridades do país. Emma Coronel Aispuro havia sido condenada em 2021 a três anos de prisão.
Quando Emma foi condenada, ela tinha se declarado culpada acerca das acusações de lavagem de dinheiro relacionadas ao império do narcotráfico de El Chapo e tráfico de drogas. Além disso, na sentença que ela recebeu, constava quatro anos de liberdade supervisionada e a apreensão de um valor de US$ 1,5 milhão, aproximadamente R$ 7,37 milhões.
Segundo repercutiu o portal de notícias do UOL com informações do sistema localizador de presidiários da agência penitenciária, a mulher se encontra presa em uma instalação de gerenciamento de reentrada residencial em Long Beach, na Califórnia.
Outros detalhes
Quanto a El Chapo, atualmente ele cumpre pena de prisão perpétua na prisão Supermax, no Colorado. Vale destacar que, anteriormente, ele escapou duas vezes da prisão no México. Em 2019, conforme a CNN, Chapo foi condenado por envolvimento em empreendimento criminoso, tráfico de drogas e acusações de porte de arma de fogo.
Para a CNN, um porta-voz do Departamento Federal de Prisões dos Estados Unidos comentou sobre a possível saída de Emma da prisão:
Por razões de privacidade e proteção, não elaboramos planos de libertação específicos".