Mulheres que lançaram sopa em tela de Van Gogh são presas
Aventuras Na História
A dupla de ativistas que jogou sopa de tomate em uma das telas mais famosas do pintor holandês Van Gogh, foi presa após o ato nesta sexta-feira, 14. A obra em questão, "Girassóis", foi pintada em 1888 e está exposta na National Gallery de Londres desde 1889.
Conforme declararam as jovens, que fazem parte do grupo Just Stop Oil, o objetivo seria chamar atenção do governo do Reino Unido para o problema do uso de combustíveis fósseis. As informações são da agência de notícias AFP.
Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver o momento em que as mulheres jogam sopa no quadro avaliado em US$ 84,2 milhões (R$ 444 milhões). Em seguida, elas passam cola nas mãos e se grudam na parede em que se encontra a tela.
"Vocês estão mais preocupados com a proteção de uma pintura do que com o planeta e com a vida das pessoas" declarou uma das ativistas durante o protesto.
Segundo a polícia de Londres, "oficiais correram rapidamente para o local" e prenderam as jovens. Conforme comunicaram as autoridades "as duas foram presas por danos criminais e invasão agravada."
Protestos anteriores
De acordo com informações da Folha de São Paulo, ativistas do mesmo grupo já haviam realizado um protesto semelhante no mês de julho, também na National Gallery. Na ocasião, dois membros do Just Stop Oil se colaram aos quadros "The Hay Wain", do pintor inglês John Constable, e "A Santa Ceia", de Leonardo Da Vinci.
Além disso, no mesmo mês, cinco ativistas interromperam o Grande Prêmio da Grã-Bretanha de Fórmula 1 sentando-se na pista de Silverstone.