Na Espanha, torre humana de 13 metros vence concurso de castelos
Aventuras Na História
No último domingo, na Espanha, o concurso tradicional do Castelo de Tarragona elegeu uma equipe da cidade de Vilafranca como vencedora. Eles conseguiram montar uma torre humana de 13 metros de altura, sendo a mais alta da competição.
A 28ª edição do evento contou com cerca de 11 mil espectadores, que acompanharam de perto a edificação da torre com dezenas de participantes treinados, de acordo com o jornal espanhol El País. O evento foi retomado depois de dois anos de pausa devido a crise sanitária mundial causada pela pandemia da Covid-19.
A competição
Desde 1972, a competição é realizada a cada dois anos e é considerada a “maior mostra de castelos do mundo”. Todo o evento é inspirado no número circense “castells”, que surgiu em 1902. Neste ano, a participação de uma equipe de Xiquets, da China, trouxe algo histórico, sendo essa a primeira equipe estrangeira a entrar para a competição.
De acordo com informações do portal de notícias UOL, ao todo, 42 grupos participam da disputa de quem alcançaria a maior altura. A equipe campeã recebeu o tão estimado prêmio de 16 mil euros, aproximadamente R$ 81 mil na cotação atual.