No Equador, pai muda de gênero para disputar guarda das filhas: ‘Pé de igualdade’
Aventuras Na História
No Equador, um cidadão conseguiu alterar legalmente o seu gênero para feminino em uma tentativa de obter a guarda de suas duas filhas. Na sexta-feira passa, 30, René Santiago Salinas Ramos, 47, fez a alteração na cidade de Cuenca. Segundo ele, o sistema judiciário do país favorece as mães durante disputas familiares.
Durante uma entrevista à rádio local La Voz del Tomebamba, René mostrou seu novo documento, afirmando que iniciou uma luta não contra uma pessoa, não para prejudicar ninguém, mas para lutar contra o sistema”. Com a mudança, ele agora passa a ser considerada mãe, legalmente.
Como dito à rádio, o esforço de Ramos para ter a guarda das meninas foi motivado pelo suposto fato de que elas vivem em um ambiente de violência. Ele alega que as denúncias feitas às autoridades vêm sendo ignoradas, e que há cinco meses não vê as filhas.
Igualdade
Agora, René acredita ter mais chances te ter sucesso na justiça: "Agora que sou do gênero feminino, posso ser mãe e estou em pé de igualdade para lutar pela custódia das minhas filhas". E acrescentou que essa é a maior prova de amor" que pode dar às filhas.
Segundo o Uol, o pai não tem dúvidas de sua sexualidade e explica que a decisão foi tomada apenas para conseguir a guarda das meninas. "O que tenho buscado é querer ser mãe para poder também dar o amor e a proteção que uma mãe pode dar aos filhos".