'Nobre e gentil', diz papa Francisco ao homenagear Bento XVI
Aventuras Na História
O papa Francisco prestou homenagem ao papa emérito Bento XVI, que faleceu, na manha deste sábado, aos 95 anos de idade. As declarações do pontífice, que se deram durante as orações de Ano Novo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, destacaram a gentileza e a nobreza do religioso.
Joseph Aluisius Ratzinger, como era chamadoBento XVI, liderou a Igreja Católica entre os anos de 2005 e 2013, quando abdicou. Desde então, o ex-pontífice passou a viver em um convento, no qual viria a falecer nesta manhã.
"Lembramos com emoção a sua pessoa tão nobre, tão gentil, e sentimos no coração tanta gratidão a Deus por havê-lo dado à Igreja e ao mundo, gratidão a ele e todo o bem que realizou, principalmente pelo seu testemunho de fé, especialmente nesses últimos anos de vida reclusa. Só Deus conhece o valor e a força de sua intercessão, de seus sacrifícios ofertados pelo bem da Igreja", disse o papa Francisco, segundo o portal UOL.
Morte do papa emérito
Conforme informou o Vaticano em nota,Bento XVI morreu às 9h34 (5h34 no horário de Brasília), dias após o anúncio de que seu estado de saúde havia se agravado. O corpo do religioso será velado na Basílica de São Pedro entre segunda-feira, 2, e a quarta-feira, 5, quando o papa Francisco presidirá seu velório, na Praça de São Pedro.