Nos Estados Unidos, explosão deixa 18 mil vacas mortas
Aventuras Na História
Nos Estados Unidos, a presença de metano em uma fazenda na região do Texas, pode ter sido o fator desencadeante de uma explosão que deixou uma mulher gravemente ferida e ainda 18 mil bovinos mortos.
Segundo repercutiu o portal de notícias UOL, a polícia local suspeita que o acidente pode ter sido gerado por um superaquecimento de máquinas, causando assim a ignição do metano. Vale ressaltar que o metano é uma substância presente em puns e arrotos de vacas.
Para um jornal local, o KCBD, o xerife Sal Rivera comentou sobre o incêndio que aconteceu na noite da última segunda-feira, 11. Na ocasião, ele disse:
Acredita-se que uma máquina, que suga o estrume e a água, superaqueceu e o metano inflamou e espalhou com uma explosão."
Além do prejuízo estimado da fazenda no valor de US$ 36 milhões, segundo os Bombeiros, a mulher que estava no local da tragédia foi resgatada e encaminhada a um hospital da região.
Metano
O metano é um composto químico produzido de forma natural nas fazendas leiteiras. Conforme uma organização americana pelos direitos dos animais, o Animal Welfare Institute, no último ano, mais de meio milhão de bichos morreram em incêndios em celeiros.
Ainda, na agropecuária, a digestão dos bovinos é a fonte principal de emissão do metano.