Home
Notícias
"Nova cabeça" de pedra vulcânica construída por indígenas é descoberta na Polinésia
Notícias

"Nova cabeça" de pedra vulcânica construída por indígenas é descoberta na Polinésia

publisherLogo
Aventuras Na História
28/02/2023 20h07
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15444010/original/open-uri20230228-18-167lcfz?1677615384
©Reprodução / Instagram
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Uma "nova cabeça" foi descoberta na Ilha de Páscoa, na Polinésia, por pesquisadores que realizavam estudos geológicos no interior da cratera de Rano Raraku no local. A ilha é conhecida por suas mil “cabeças” de pedra vulcânica, conhecidas como moai

Estudantes e profissionais realizavam estudos na cratera, após um incêndio ter afetado o local. Eles encontraram uma “nova cabeça” com cerca de 1,6 metro. As chamadasmoai foram construídas pelos indígenas da cultura Rapa Nui entre 1250 e 1500, como repercutido pela revista Galileu.

A descoberta foi relatada através de uma postagem no Instagram do Parque Nacional Rapa Nui — cuja administração é feita pela comunidade indígena Ma'u Henua — em 25 de fevereiro. Ela ocorreu onde ficava um lago seco na ilha.

Segundo a publicação, os primeiros diagnósticos do moai estão sendo realizados pela comunidade a fim de "conhecer o estado real em que se encontra e, com isso, procurar os recursos que permitam o estudo que determine a data, a época a que corresponde e como chegou ao local onde foi encontrado”.

A comunidade ainda afirmou que a descoberta não se encontra nos registros de levantamento ou inventários arqueológicos da pedreira. 

Descoberta

O moai recém-descoberto é o menor entre todos da ilha. Segundo Terry Hunt, professor de arqueologia da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, essa é a primeira vez que um moai é encontrado "no leito seco ou no que antes era um lago". Ele estuda as estátuas e o povo Rapa Nui há 20 anos.

O vice-presidente da Ma'u Henua, Salvador Atan Hito, revelou ao programa Good Morning America que essa descoberta é de grande importância para o povo Rapa Nui porque, segundo ele, a estátua “está aqui no lago e ninguém sabe que isso existe”, mesmo os ancestrais e avós dos indígenas.

Das estátuas, a mais alta da ilha possui 10 metros de altura. Esses monumentos pesam, em média, de três a cinco toneladas e podem chegar a pesar até 80 toneladas, revela o professor.

Eles eram os ancestrais divinizados dos ilhéus. Eles são icônicos em todo o mundo e realmente representam a fantástica herança arqueológica desta ilha", explicou sobre a importância dos monumentos.

O perímetro do moai está protegido e a entrada na cratera foi fechada para visitação turística. 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também