Home
Notícias
O item de Santos Dumont que foi levado para o espaço
Notícias

O item de Santos Dumont que foi levado para o espaço

publisherLogo
Aventuras Na História
02/08/2023 19h04
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15690501/original/open-uri20230802-18-1clcagc?1691003432
©Domínio Público via Wikimedia Commons
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

No dia 20 de julho, Alberto Santos Dumont, o “pai da aviação”. O filho do engenheiro e cafeicultor Henrique Dumont com Francisca de Paula Santos nasceu no ano de 1873 na cidade de Palmira, em Minas Gerais.

Além de inúmeras criações realizadas por Dumont, uma em especial é vinculada ao seu nome: a criação do primeiro avião da história, o 14-bis. Porém, vale destacar que tal criação é até os dias atuais muito discutida, visto que muitas pessoas acreditam que o transporte tenha sido inventado pelos irmãos Wright.

Em uma entrevista ao site da FAB, o sociólogo Marcos Villares, sobrinho-bisneto do “pai da aviação”, comentou sobre curiosidades de Alberto Santos Dumont. Na ocasião, o sociólogo revelou um item do acervo de Dumont que já foi levado para o espaço, em 2006.

O item 

Durante a entrevista à FAB, ao ser questionado sobre algum item do acervo que é especial, Marcos Villares revelou o objeto que tem esse significado para ele: “Tem um lenço com as iniciais “S” e “D” e umas asas desenhadas, que Santos Dumont deu para o sobrinho Nuno, que morava em Portugal. Nuno era filho de Maria Rosalina e quando ganhou o lenço, tinha por volta de 10 anos. Nuno, mais tarde, deu o lenço para um tio e esse tio me deu.”

O sociólogo ainda revelou como esse objeto foi levado para o espaço, e comentou o que deseja que seja feito com o item após a sua morte:

E quando o astronauta brasileiro, Marcos Pontes, foi para o espaço pela primeira vez, em 2006, levou este lenço de Santos Dumont, com uma réplica de seu chapéu, e assim, o lenço ganhou um carimbo da Estação Espacial Internacional, em russo. É um item que guardo com muito carinho e vou deixar por escrito, que quando eu morrer, ele deve ser doado para o Museu Paulista. Este museu também recebeu mais de mil itens de materiais de Santos Dumont". 
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também