O que são as olimpíadas indígenas?
Aventuras Na História
Os Jogos Olímpicos da Antiguidade nasceram na Grécia. Seu único registro oficial data de 776 a.C., e eles foram realizados a cada 4 anos até serem proibidos pelo imperador romano Teodósio, no ano de 394 d.C. A competição era realizada em homenagem ao deus Zeus na cidade de Olímpia, daí o nome das olimpíadas.
Isso tudo é história conhecida, incluindo como os jogos voltaram a ser realizados em 1896, na Grécia, continuando até hoje e mantendo o intervalo original de 4 anos.
Mas você sabia que também existem olimpíadas indígenas? O professor de História Vítor Soares explica que o Comitê Intertribal Indígena começou a realizar a competição entre os povos indígenas brasileiros em 1996, com o auxílio do Ministério do Esporte, que tinha Pelé como ministro à época.
Olimpíadas indígenas
Os Jogos dos Povos Indígenas têm como principal objetivo integrar os diferentes povos indígenas brasileiros, como explica Soares, valorizando a cultura e os hábitos deles por meio do esporte.
Uma das principais edições do evento aconteceu em 2003, quando os Jogos contaram com a participação de mais de 60 povos diferentes. Em 2015, aconteceu a primeira edição internacional da olimpíada indígena, trazendo participantes de 24 países para Palmas, no Tocantins.
Entre as modalidades mais populares dos Jogos dos Povos Indígenas estão o arco e flecha, a canoagem, a corrida com tora e o cabo de guerra.
Desventuras
O professor Vítor Soares apresenta o podcast Desventuras na História, vinculado ao portal do Aventuras na História. O programa está disponível em todas as principais plataformas de streaming de áudio do Brasil.
Vítor, que também apresenta o podcast História em Meia Hora, cria conteúdos sobre história para o TikTok, como esse vídeo sobre os Jogos dos Povos Indígenas: