O soldado brasileiro de 113 anos que lutou na Guerra do Paraguai
Aventuras Na História
A força militar do Brasil é um grupo de soldados que se dividem entre diversas áreas para protegerem tudo que pertence ao território brasileiro, seja em terra firme, seja no mar ou até mesmo no ar. Um fato curioso sobre algumas personalidades do exército são as histórias de alguns soldados específicos.
O Brasil já teve um impressionante soldado de 113 anos que lutou na Guerra do Paraguai.Anísio Manoel de Souza foi um escravizado que, aos 15 anos de idade, conseguiu de alistar no exército, em 1837.
O professor e historiador Vitor Soares conta que o homem participou de alguns conflitos importantes para a história do país, como, por exemplo, a Guerra do Paraguai.
Feitos heroicos
Segundo o canal do professor de história, o homem realizou alguns feitos heroicos, dignos de reconhecimento militares quando ele retornou para casa. Depois de tal conflito contra os paraguaios, Anísio foi promovido a cabo, uma patente mais alta no exército.
Mas a coisa mais incrível de sua trajetória é que Anísio recusou a se aposentar, ficando no exército até o ano de 1935. Nesse mesmo ano, ele veio a falecer, aos 113 anos, consolidando uma carreira brilhante, ainda que não seja tão reconhecido na história nacional.
Desventuras
O professor Vitor Soares apresenta o Desventuras na História, promovido pelo portal do Aventuras na História, disponível nas principais plataformas de streaming de áudio. No TikTok, o historiador acumula mais de 40 mil seguidores.
Confira o vídeo completo do professor explicando o caso: