ONG cria álbum da Copa inspirado em histórias de pessoas em situação de vulnerabilidade social
Aventuras Na História
A ONG SP Invisível, que luta pela humanização dos olhares sobre as pessoas em situação de rua desde 2014, criou uma campanha especial inspirada na Copa do Mundo intitulada de "Seleção Invisível". A equipe lançou um álbum de figurinhas no formato de lambe-lambe, sendo que, no lugar dos jogadores de futebol, há fotos das pessoas em contexto de vulnerabilidade social.
A ação tem como objetivo arrecadar fundos para os trabalhos realizados pela ONG, que envolvem desde projetos de cuidado coletivo até ceias de natal em dezembro. Segundo dados do site oficial, 60% do valor será voltado para a capacitação técnica no mercado de trabalho, 30% para operações e 10% para infraestrutura.
É possível encontrar as figurinhas coladas por diversas regiões da cidade de São Paulo, além da divulgação diária nas redes sociais das fotos e histórias de cada um dos onze personagens escolhidos para a campanha.
Histórias
As histórias abordam futebol, esportes no geral e relatos pessoais de cada indivíduo. A primeira figurinha escalada, por exemplo, conta sobre a vida de Ágatha, 24, mulher trans que veio para São Paulo a fim de buscar por novas oportunidades.
Sempre me vi como uma atacante, correndo e atacando os meus objetivos!", disse Ágatha.
De acordo com um vídeo publicado pelo co-fundador do projeto, Vinicius Lima, a campanha será importante para conscientizar a população:
Enquanto estamos nas ruas torcendo pelo Brasil, dividimos a calçada com outras pessoas que estão sempre por ali, mas nem sempre são vistas”.
Para receber o álbum completo, basta realizar uma doação de qualquer valor no site oficial da SP Invisível e acompanhar as postagens nas redes sociais.