OVNIs? Drones? O que se sabe sobre luzes vistas no céu do Sul do Brasil
Aventuras Na História
Não é de hoje que avistamentos misteriosos no céu intrigam diversas pessoas e despertam curiosidade, além de fomentar a criação de diversas teorias, como a existência de aliens — se não extra-terrestres —, entre nós.
De acordo com a Super Interessante, o primeiro avistamento 'oficial' de um Objeto Voador Não-Identificado (OVNI) ocorreu em junho de 1947, nos Estados Unidos, e desde então os fenômenos nunca deixaram de ocorrer em diversas partes do planeta.
Atualmente, inclusive, diversos relatos de OVNIs tem sido feitos por pilotos que passam pela região Sul do país, além de moradores locais. Logo, como o assunto nunca deixa de ser popular, em especial entre conspiracionistas, os eventos têm chamado bastante atenção de internautas de todo o Brasil.
No entanto, apesar das descrições feitas por pilotos de diferentes companhias aéreas, como informado pelo portal Byte, da Terra, a Força Aérea Brasileira (FAB) alegou que não há qualquer anormalidade ou objeto desconhecido passando pelos radares recentemente.
Apesar disso, aqueles que gostam da ideia da existência de seres extra-terrestres nos observando não abandonam as teorias, e se sustentam nos diversos vídeos que circulam na internet, tanto de moradores da região sul gravando os tais OVNIs no céu, quanto de pilotos se comunicando com a torre de comando do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul — local em que mais avistamentos foram feitos.
Primeiro relato
A primeira aparição dos intrigantes OVNIs do Sul do Brasil foi feita no dia 22 de outubro deste ano, quando comandantes do Airbus A320 (PR-YRX), da companhia Azul, afirmaram ver uma luz próxima à cidade de Bom Retiro, na região serrana de Santa Catarina. O voo saiu de São Paulo (SP) e tinha como objetivo final a cidade de Porto Alegre (RS).
Tinha sumido e agora apareceu novamente, o que eu posso informar para a senhorita é que é como se fosse o farol de uma aeronave fazendo um 360º. Não existe um padrão de tráfego [...] é um movimento aleatório", disse o comandante da aeronave.
Outros relatos e justificativa
Após o avistamento do dia 22 de outubro, diversos outros semelhantes foram feitos na mesma região. Atualmente, o registro mais recente é do Aeroporto Internacional Salgado Filho, divulgado na última terça-feira, 8.
No entanto, ainda existe suspeita com os conteúdos publicados no YouTube. Nem a Fraport — administradora do aeroporto — ou mesmo o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Porto Alegre — órgão da Força Aérea Brasileira — assumem a responsabilidade pelo canal do 'Camera Aeroporto Salgado Filho BrAmigos', onde as gravações foram divulgadas. Além disso, afirmam "não ter ciência" da origem do material compartilhado.
Por isso, muitos céticos no assunto nem mesmo acreditam na hipótese de os tais Objetos Voadores Não-Identificados se tratarem de naves alienígenas, mas sim qualquer objeto comum, como um balão ou até mesmo um drone.