Home
Notícias
Padre Kelmon faz uso indevido de veste religiosa, dizem especialistas
Notícias

Padre Kelmon faz uso indevido de veste religiosa, dizem especialistas

publisherLogo
Aventuras Na História
30/09/2022 15h14
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15226900/original/open-uri20220930-19-lc0z45?1664570335
©Reprodução/Vídeo/TV Globo
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Após o Padre Kelmon (PTB) afirmar que exitem alguns candidatos que "vestem uma roupagem para te enganar", no decorrer do debate no SBT entre candidatos a presidente da República, no último sábado, 25, alguns especialistas informaram que segundo as convenções religiosas, o candidato do PTB não utiliza as roupas corretas como padre.

O baiano de 45 anos, que aparece sempre aos debates com touca, batina e crucifixo, se declara padre ortodoxo, porém, conforme informações da colunista do Globo, Malu Gaspar, ele nunca foi sacerdote das igrejas da comunhão ortodoxa no Brasil.

Conforme divulgado no O Globo, caso Kelmon realmente fosse sacerdote ou padre, e seguisse os critérios das convenções religiosas, ele não utilizaria alguns dos objetos que geralmente costuma usar nos debates ao vivo.

Acessórios

Historicamente, a touca que o candidato costuma usar, é utilizada por figuras de posição superior, os colares longos com um crucifixo também são apetrechos relacionados ao cargo hierárquico de cardeal ou bispo. Os especialistas informaram que o uso impróprio do chapéu acaba desenvolvendo um falso aspecto de liderança religiosa.

O professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Rodrigo Coppe, declarou que: "Parece-me que esses elementos estão sendo usados de modo não convencional".

Além disso, o historiador contou que "Kelmon usa símbolos de hierarquias mais altas. E sobre o chapeuzinho, não dá para saber o que ele quer mostrar com isso".

Touca

Entre os seguidores da Igreja Ortodoxa, não há relatos do uso de toucas de pano semelhantes ao que Kelmon utiliza em eventos públicos. Ainda segundo O Globo, tradicionalmente, os sacerdotes se apresentam com um chapéu em formato cilíndrico, de cor preta, com um pequeno véu que cai sobre suas costas.

A tradição diz que esse chapéu era usado por monges da Antiguidade, do século IV ou V, quando se apareceu o que é chamado de 'padre do deserto'", declarou Coppe.
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também