Home
Notícias
Papa Francisco segue internado e quadro de pneumonia provoca cuidados
Notícias

Papa Francisco segue internado e quadro de pneumonia provoca cuidados

publisherLogo
Aventuras Na História
21/02/2025 18h35
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16468615/original/open-uri20250221-56-l9n404?1740163042
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Papa Francisco permanece internado há uma semana no hospital Gemelli, em Roma, para tratar uma pneumonia bilateral. Embora não corra risco iminente de vida, nesta sexta-feira, 21, os médicos alertam que seu estado ainda exige atenção por ser considerado um "paciente frágil". Por essa razão, ele permanecerá hospitalizado por pelo menos mais uma semana.

Em entrevista coletiva, a primeira desde a internação, a equipe médica detalhou a evolução do quadro clínico do papa. Segundo os especialistas, Francisco não está conectado a aparelhos de respiração, mas ainda tem dificuldades para caminhar longas distâncias devido à pneumonia e a um problema prévio no joelho. No entanto, ele se levanta com frequência e trabalha sentado em uma poltrona.

Os médicos também confirmaram que Francisco não apresenta quadro de sepse (infecção generalizada) e está se alimentando normalmente, com bom apetite. O pontífice está ciente da gravidade da sua condição e pediu à equipe médica transparência na divulgação das informações ao público.

"O papa está fora de perigo? Não. É uma infecção importante, com tantos micróbios, em um senhor de 88 anos", explicou o médico Sergio Alfieri na coletiva. No entanto, ele se mostrou otimista quanto à recuperação do pontífice. "Não existe o 'se' neste caso. Ele vai se recuperar. O papa é durão. Quantas outras pessoas suportariam tantas infecções com a carga de compromissos dele?".

Os especialistas alertaram que um dos principais riscos neste momento é o desenvolvimento de uma sepse, que poderia agravar o quadro. "Pode acontecer de os microrganismos que estão nas vias respiratórias e pulmões entrarem na corrente sanguínea. Nesse caso, qualquer paciente teria uma sepse, que nessa idade pode ser difícil de curar. Mas, até agora, ele não tem sepse", explicou Alfieri durante a coletiva.

Sobre a ausência de imagens do papa durante sua internação, os médicos justificaram a decisão como uma forma de preservar sua privacidade. "Não queremos uma foto do papa de pijama nos jornais. Ele não está na cama com roupa de papa. Vamos respeitar a intimidade de qualquer pessoa", afirmou o médico.

Otimismo

Desde sua hospitalização, Francisco tem mantido uma rotina ativa dentro do hospital, realizando leituras, atendendo ligações e cumprindo algumas tarefas administrativas. O Vaticano divulgou um comunicado na última quinta-feira, 20, informando que sua condição física melhorou "ligeiramente", sem febre e com parâmetros hemodinâmicos estáveis.

Nos últimos anos, o papa tem enfrentado diversos desafios de saúde, incluindo crises de dor ciática, uma hérnia abdominal operada em 2023 e frequentes episódios gripais. Além disso, ainda na juventude, ele desenvolveu pleurisia, uma condição que afeta os pulmões, levando à remoção parcial de um dos órgãos.

Segundo o G1, diante da internação prolongada, todos os compromissos públicos do pontífice foram cancelados. Seu estado continuará sendo monitorado de perto pela equipe médica, e novas atualizações serão divulgadas conforme a evolução do tratamento.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também