Home
Notícias
'Peixe do Fim do Mundo' é visto no México, mas ele é mesmo assim tão ruim?
Notícias

'Peixe do Fim do Mundo' é visto no México, mas ele é mesmo assim tão ruim?

publisherLogo
Tecmundo
20/02/2025 21h15
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16467971/original/open-uri20250220-18-hh36kb?1740086456
©Alison Laferriere/Scripps Institution of Oceanography
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Conhecido como “O Peixe do Fim do Mundo”, um peixe-remo foi encontrado morto na Baixa Califórnia do Sul, território pertencente ao México. Com corpo alongado e aparência estranha, o animal é um tipo de presságio para terremotos, maremotos, tsunamis e outros eventos devastadores de grande magnitude — mas ele não está nem perto de trazer o fim do mundo.

O peixe-remo, também conhecido como Oarfish (Regalecus glesne), é um animal de tamanho avantajado, com média de 9 metros de comprimento, embora certos exemplares possam ser ainda maiores. Esse corpo grande também traz uma espinha dorsal geralmente avermelhada e possuem escamas prateadas que refletem a luz solar.

Esses carinhas de olhos esbugalhados são bem tranquilos e não representam perigo para os humanos. A dieta do peixe-remo inclui krill, plâncton e crustáceos de pequeno porte, portanto, por mais que seja um animal bem grande e possivelmente temido por pessoas que não conhecem o oarfish, esse peixe não traz problemas.

Peixe-remo morto nas mãos de várias pessoas
Ver um peixe-remo pessoalmente é algo extremamente raro (Imagem: Catalina Island Marine Institute/Reprodução)

No entanto, sua fama tem outros motivos. O peixe-remo habita a zona mesopelágica do oceano e vive entre 200 a 1.000 metros de profundidade no Mar Mediterrâneo, Oceano Atlântico e Pacífico. Essa zona já quase não tem luz solar, conhecida como a zona do crepúsculo.

Peixe-remo traz o fim do mundo?

Sempre que um peixe-remo é avistado em águas rasas ou é encontrado morto nas praias, diversos banhistas começam a teorizar que um tsunami está chegando. Por viverem em uma região profunda, é especulado que esses animais conseguem sentir os abalos sísmicos no oceano, algo que pode deixá-los desorientados, e fazendo com que apareçam na parte rasa.

A lenda do peixe do fim do mundo é bem presente na Ásia, principalmente no Japão. Antes do desastroso terremoto que abalou o país em 2011 , cerca de 20 peixes-remo foram encontrados na costa do Japão antes do catastrófico incidente.

Porém, não existe consenso científico de que o peixe-remo consegue “prever” eventos catastróficos. Dentre as principais explicações para o aparecimento desses animais em águas rasas ou nas praias, é o aumento da população da espécie, ou fatores como doenças e confronto com predadores, que deixam os peixes desorientados.

A aparição do peixe-remo pode ter preocupado os banhistas do México, mas não há nenhuma garantia que um novo desastre natural irá ocorrer somente pelo avistamento do animal. 

Você já conhecia o Peixe do Fim do Mundo? Aproveita para ler mais sobre os tsunamis em lagos, e o que tornam eles tão perigosos. 
 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também