Passagens secretas descritas por Da Vinci são encontradas em castelo em Milão
Aventuras Na História
Pesquisadores encontraram uma série de túneis secretos abaixo do Castelo Sforzesco, em Milão. O achado se torna ainda mais espetacular visto que as passagens foram descritas por Leonardo da Vinci no século 15;
Os túneis foram encontrados através de pesquisas de especialistas da Universidade Politécnica de Milão, que fizeram uso de radar de penetração no solo e scanners a laser para mapear as estruturas subterrâneas da fortaleza. Assim, a imagem revelou cavidades e passagens secretas que estavam posicionadas a poucos metros abaixo do solo.
"O objetivo é criar um gêmeo digital do Castelo Sforzesco, um modelo digital que não apenas mostre a aparência atual do castelo, mas também nos permita explorar o passado, revelando estruturas antigas que não são mais visíveis", explicou Franco Guzzetti, pesquisador de geomática da Universidade Politécnica de Milão, em comunicado repercutido pela Smithsonian Magazine.
O castelo
Segundo a publicação, o castelo começou a ser construído em 1358, mas foi destruído cerca de um século depois, durante um período de agitação política. Assim, em 1450, o duque de Milão, Francesco Sforza, ordenou que um novo castelo fosse construído sob as ruínas.
Francesco acabou morrendo pouco depois, mas seu filho Ludovico, que assumiu o ducado, continuou a reforma do castelo. Assim, ele contratou diversos artistas para decorar as paredes da estrutura, como Da Vinci, Donato Bramante e Bernardino Zenale.
Os afrescos de Leonardo podem ser vistos na Sala delle Asse do castelo, ou 'Sala das Tábuas de Madeira'. Durante esse tempo, Da Vinci também documentou passagens secretas construídas para propósitos militares sob a ghirlanda (parede externa) do castelo.
Esta passagem está imortalizada nos desenhos de Leonardo e há muito tempo é objeto de lendas e especulações consideráveis", aponta o comunicado. "Mas agora, graças à tecnologia, parece que sua existência pode ser confirmada".
Os registros históricos sugerem que Ludovico pediu a construção de uma passagem subterrânea para permitir o fácil acesso à Basílica de Santa Maria delle Grazie, em Milão, onde sua esposa foi enterrada. O Duque era casado com Beatrice d'Este, filha do duque de Ferrara, em 1491.
De acordo com a Encyclopedia Britannica, seu casamento foi "excepcionalmente harmonioso", mas de curta duração: visto que Beatrice morreu no parto, em 1497.
Assim, o túnel secreto de Ludovico — que tem pouco menos que um quilômetro — teria proporcionado ao duque visitas privadas e servido como uma rota de fuga em caso de cerco.