Pedra em formato fálico é encontrada em castelo medieval na Espanha
Aventuras Na História
Arqueólogos fizeram uma descoberta curiosa na Torre de Meira, uma fortaleza medieval na região autônoma da Galiza, na Espanha; uma pedra com formato semelhante ao de um órgão genital masculino. Apesar de sua forma incomum, o objeto não tinha propósito sexual, sendo utilizado para afiar armas na Idade Média.
A equipe da instituição Árbore Arqueoloxía Restauración S. Coop. Galega, responsável pela descoberta, anunciou o achado em 22 de maio por meio do Facebook. Segundo o site espanhol Treinta y seis, os especialistas têm investigado o local arqueológico há três anos, de acordo com a revista Galileu.
Em uma postagem na rede social, a instituição informou que, após quase dois meses de escavações e remoção de toneladas de entulho, a fase de escavação na Torre de Meira estava chegando ao fim. Um dos arqueólogos da equipe, Darío Peña, explicou que a Torre de Meira foi um antigo castelo que foi saqueado durante as Revoltas Irmandinhas (1467-1469).
Acredita-se que o próprio proprietário da fortaleza possa ter ordenado sua destruição. O especialista afirma que a pedra fálica de 15 centímetros é datada do século 15.
Finalidade do objeto
Pelas marcas em um dos lados, acredita-se que ela tenha sido utilizada como ferramenta para afiar armas e outros utensílios. “Na nossa cultura, tudo o que se relaciona com a sexualidade é mais modesto e nos contextos medievais não é tão comum encontrar este tipo de representação”, conta Peña em entrevista.
Elementos como uma pedra com formato fálico eram bastante comuns em sítios pré-históricos, romanos ou celtas, mas são menos encontrados na Europa medieval. Ao National Geographic, Peña explicou que o objeto fálico "materializa a associação simbólica entre violência, armas e masculinidade” e representa “uma associação que sabemos existir na Idade Média e que também está presente em nossa cultura hoje".